sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2º Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha debate modelo alternativo e sustentável de desenvolvimento regional

O 2º Fórum Social Mundial (FSM) da Serra Gaúcha inicia na próxima sexta-feira (04.11), em Bento Gonçalves, propondo uma ampla discussão sobre um modelo alternativo e sustentável de desenvolvimento regional. A Casa das Artes, Ginásio Municipal e entorno serão cenários para diversos eixos que abordarão temas como participação popular e cidadania, saúde, diversidade religiosa e de gênero, meio ambiente entre outros.
A abertura Oficial ocorre às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes, com a palestra da psicóloga e antropóloga Susan Andrews, doutora pela Universidade de Harvad (EUA), que falará sobre a FIB (Felicidade Interna Bruta). Este conceito foi desenvolvido na década de 1970 em Butão, pequeno país do Himalaia e está baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade deve ter seu alicerce na integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual, sempre em harmonia com a natureza.

Entre as autoridades que devem prestigiar a abertura e os eixos temáticos estão o deputado federal Pepe Vargas (PT/RS), o prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli (PT), o ex-governador do Estado do RS Olívio Dutra, o presidente da Assembleia Legislativa do RS Adão Villaverde (PT), a deputada estadual Marisa Formolo (PT), o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do RS João Motta, o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS Ivar Pavan, entre outros.

O deputado federal Pepe Vargas participará da principal mesa de debates do Fórum. "Outro Modelo de Desenvolvimento é Possível. Que Serra Gaúcha Queremos? Sustentabilidade e Meio Ambiente" serão discutidos no Ginásio de Municipal de Esportes, a partir das 10h15min do próximo sábado (05.11). Pepe falará sobre as políticas de desenvolvimento regional. O historiador Roberto do Nascimento falará sobre a presença do Estado no desenvolvimento regional da Serra Gaúcha. O secretário Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Têxtil e ex-deputado federal do Equador Fabian Mello abordará o tema “Outro modelo de desenvolvimento é possível”.
As inscrições para o Fórum (participação nos debates e Acampamento da Juventude) podem ser feitas pelo site www.fsmserragaucha.com.br ou no período do evento, no local. Informações pelo email forumsocialdaserra@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com