Conheça um pouco mais sobre o Polenta News

Pedimos aos nossos leitores que fizessem perguntas ao Polenta News. Isso fez parte das nossas comemorações de 1 ano de atividade. Não recebemos muitas perguntas, mas acreditamos que elas sintetizam as principais curiosidades das pessoas. Vamos também criar uma seção de “Perguntas Frequentes” onde postaremos os questionamentos que iremos receber durante a nossa trajetória e outras curiosidades sobre o nosso blog. Também estamos disponibilizando nosso e-mail (polentanews@gmail.com) como forma dos leitores interagirem com o blog (divulgávamos apenas o facebook e o twitter).

Vamos as perguntas:

Marcos Adler: Qual o partido do Polenta News?

Marcos o Polenta News não ter partido, sob o ponto de vista das organizações que disputam eleição, mas isso não quer dizer que não tenhamos lado. Na nossa apresentação (leia aqui) deixamos bem claro o nosso compromisso: “Queremos divulgar as ações dos movimentos sociais sem sermos paternalistas. Queremos apontar as incongruências dos governos e da oposição. Temos lado e temos posição. Isso ficará claro nas nossas opiniões, mas abrimos o espaço para que os diferentes se manifestem.”

Se alguém quiser nos classificar entre direita e esquerda a nossa posição, com certeza, é na esquerda. Porém não compactuamos com ela quando algum partido, que se identifica com essa ideologia, desvirtua do seu programa ideológico.

Rafael Bueno: Quem são os moderadores?

Rafael nossos moderadores, que são vários, mantêm-se em anonimato por duas razões. Primeira. Queremos que as pessoas leiam o que temos a dizer sem o preconceito de quem está falando. Sabemos que, principalmente em Caxias, as pessoas são prejulgadas. O preconceito impera em nossa cidade. Portanto, acreditamos que é mais importante a opinião e não quem está falando.

Segunda razão. Queremos proteger nossos articulistas. O conservadorismo de nossa cidade não aceita a divergência. Não tolera a existência do contrário. As forças conservadoras, organizadas nos seus partidos, querem que exista o pensamento único em nossa cidade. Por isso, se disséssemos quem escreve cada texto essa pessoa sofreria fortes represálias, até sob o ponto de vista profissional.

Por essas razões, enquanto não rompermos com a ideia de pensamento único, imposto pelo conservadorismo manteremos, para proteção deles, os nossos articulistas no anonimato. Mas pode ter certeza não é uma, nem duas pessoas apenas que constroem esse blog é um grande grupo de pessoas.

Daniela Bevilaqua: Porque criticamos tanto o Pioneiro e não os outros veículos de Caxias?

Daniela criticamos mais o Pioneiro por ele ser o representante maior do monopólio da informação na nossa cidade. Na verdade não é o Pioneiro é a RBS que controla jornal, televisão, rádio, internet, editoras, gravadoras e por aí vai.

Nossos questionamentos não são direcionados, a não ser em alguns casos, aos trabalhadores dessa empresa e sim ao conglomerado que ela representa. Quando questionamos apontamos o porquê estamos fazendo isso. Defendemos que a imprensa seja livre, mas ela deve ser objetiva e deixar claro qual o lado que ela defende enquanto empresa. Defendemos a liberdade de imprensa, não de empresa.

E quanto aos outros veículos? Bom eles tem incidência muito menor na opinião pública (ou publicada, como diria Mafessolli). Fora o Pioneiro temos as rádios e depois disso, com alguma influência, apenas a Revista O Caxiense. Gazeta de Caxias, Tempo Todo, Jornal dos Bairros, Uno Fato, Ponto Inicial, entre outros atingem um público muito pequeno e não reverberam, uma opinião, com a intensidade do nosso diário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS