Iniciando no meio da tarde sessões da Câmara de Vereadores se afastam da população


Foto Pauline Gazola
A “Casa do Povo” ficará um pouco mais vazia a partir da decisão de adiantar, para às 15h45min, o início das sessões. Se atualmente, iniciando às 17h, já era difícil a participação do cidadão comum, imagina antecipando o horário?

A proposta foi de autoria do vereador Zoraido Silva (PTB), que contou com apoio de outros 14 vereadores e foi aprovada com 13 votos favoráveis e 7 contrários na sessão de ontem, 12, da Câmara de Vereadores.

Debates acalorados precederam a aprovação da proposta. Pelo lado dos defensores da proposta ponderaram que outras casas legislativas tem suas sessões no começo, ou meio da tarde. Zoraido ainda apresentou uma justificativa que é quase risível, a de que com esse horário os estudantes poderiam participar das sessões. Já podemos imaginar, pela visão de Zoraido, que levas e levas de estudantes, junto com seus professores, virão para acompanhar os extensos e (infelizmente) por muitas vezes pouco produtivos debates da Casa legislativa.

A proposta, na verdade, retira a participação popular das tribunas. Se no horário das 17 horas já era comum, nas matérias mais polêmicas, encontrarmos majoritariamente os CCs e FGs do governo, imagina começando uma hora antes?

Mauro Pereira (PMDB) argumentou que a proposta afasta o vereador da comunidade já que no período da tarde é quando os vereadores visitam a comunidade. O mesmo argumento é compartilhado pela vereadora petista Denise Pessôa que ainda afirmou: “Nós aqui discutindo o horário da sessões como se a cidade estivesse perfeita”.

A presença de público no plenário, inclusive, gerou desconforto a um vereador em específico. O vereador Rafael Bueno (PCdoB) mandou integrantes do Clube do Rock, Anonymous Caxias e Levante Caxias “calarem a boca”. Eles criticaram o vereador, que se elegeu com uma campanha de juventude, por seus votos a favor do veto de meia entrada.

Veja abaixo como votou cada vereador. (Voto SIM significa a favor da antecipação do horário das sessões):

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Não

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presidente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não Votou

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não Votou

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Não

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Não

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS