Gaúchos vão às urnas votar prioridades para o orçamento do Estado

 Foto:Claudio Fachel/Palácio Piratini   
A população gaúcha irá às urnas nestas terça (06) e quarta-feira (07), pela internet e de forma presencial, para votar o Orçamento do Estado de 2014. A Votação de Prioridades, que discute 433 projetos regionais e 140 prioridades estratégicas nas 28 regiões dos Coredes, é a etapa final de construção participativa do orçamento estadual. Além disso, a população também vai responder a quatro itens de questões sobre Reforma Política.

Cerca de 300 pessoas, entre representantes dos Coredes, Governo do Estado e voluntários, estão envolvidas diretamente na organização do processo - desde a distribuição dos locais de votação, ao controle das atas de votantes. Na terça-feira (06), a votação inicia às 8h, pelo Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br). Na quarta-feira (07), o processo ocorre das 7h às 17h, nas urnas espalhadas em todos os municípios gaúchos.

Em Porto Alegre, haverá 500 urnas para votação - os principais locais são os centros administrativos regionais da prefeitura da Capital, além do Centro Administrativo do Estado (CAFF) e Assembleia Legislativa. Nos demais municípios, as urnas estarão instaladas nos prédios públicos (escolas, Câmaras de Vereadores), entidades de organização comunitária e também centros comerciais.

"Nas fases preparatórias, durante as audiências regionais e assembleias municipais, houve participação em maior quantidade e também qualidade em relação aos anos anteriores", relata o diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Davi Schmidt. Segundo ele, mais de 90 mil pessoas fizeram um debate com profundidade. "Há uma grande mobilização dos agentes do Governo e da sociedade civil em todo o RS. Nossa expectativa é de que exista uma adesão significativa, em um momento que as discussões públicas se ampliam no estado e no país", informa o diretor.

1 milhão de votantes

Em 2011 e 2012, a Votação de Prioridades atingiu a maior média de participação desde que foi criada, sob a denominação de Consulta Popular, com mais de um milhão de votantes em cada ano, em todo o Estado.

Como votar

Para a região da Serra há  19 demandas. O eleitor terá que escolher 4 delas (veja a cédula). Em todas elas há recursos para a cidade.

Com informações do Governo do Estado do RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS