Pesquisa Ibope mostra crescimento da intenção de votos dos candidatos petistas no RS

A última pesquisa Ibope, divulgada no dia 8, mostrou crescimento na intenção de votos dos candidatos petistas no Rio Grande do Sul. Tanto Tarso Genro, candidato a governador, quanto Dilma Rousseff, candidata a presidenta, subiram nas pesquisas e tem índices muito parecidos. Olívio Dutra, também do PT, que concorre ao Senado, também tem índices de intenção de voto similar a Dilma e Tarso, porém não houve alteração no seu índice.

A disputa para governador mostrou-se ainda mais polarizada. Ana Amélia (PP), que liderava no dia 19/07 caiu 1 ponto e hoje teria 36% das intenções de votos. Tarso Genro deu um pulo. Saiu de 31% e foi para 35%. Bem atrás aparecem Sartori (PMDB) com 5% e Vieira da Cunha (PDT) com 4%.

Analisando o gráfico acima é possível constatar que desde a primeira pesquisa Ibope:

1 - Ana Amélia parece ter chegado no seu topo e começou a cair;
2 - Tarso vem crescendo pesquisa depois de pesquisa;
3 - Sartori mantem os mesmos índices desde setembro do ano passado;
4 - Vieira da Cunha só melhorou no último mês, mesmo assim na margem de erro;
5 - O percentual de branco e nulo será muito baixo para o desespero de quem faz o discurso da antipolítica.

Para o Senado continua tudo igual

A disputa para Senado continua igual, ou seja, empatada. Já na pesquisa anterior, Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT) estavam em empate técnico. Isso continua nesse novo levantamento. Abaixo deles tudo segue igual. Beto Albuquerque (PSB) tem 10%, Simone Leite (PP) 4%, Julio Flores (PSTU) 2%.

Como para Senador não tem segundo a tendência é que a eleição esquente mais do que no confronto para governador. Aqui vai pesar muito mais o "voto válido" e pode fazer com que os demais candidatos acabem reduzindo seu percentual de votos e os eleitores passem a escolher entre Olívio Dutra ou Lasier. A favor do petista conta a sua popularidade e seu tempo maior de TV. Lasier vai tentar fazer valer seus longos anos como apresentador da RBS, que também é seu grande ponto negativo. Por ter sempre feito o discurso da antipolítica, Lasier, não consegue atrair as lideranças do PDT para o seu lado. Uma parte delas já está optando em fazer campanha para Olívio.

Dilma tem 20 pontos a mais que Aécio no RS

A disputa presidencial, no Rio Grande do Sul, é um mar de tranquilidade para a presidenta Dilma (PT). Segundo Ibope Dilma tem 44% das intenções de voto (contra 41% da pesquisa anterior). Aécio Neves (PSDB) teria a preferência de 24% dos gaúchos (23% no levantamento anterior). Eduardo Campos (PSB) subiu e 6% para 7% e Luciana Genro (PSOL) caiu de 4% para 3%.

Uma das razões para os altos índices de intenção de voto foram os altos índices de avaliação positiva do governo federal. Para os gaúchos o governo Dilma é ótimo ou bom para 40%. Os que acham ruim ou péssimo somam 26%. Outros 33% acham o governo regular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS