Na urna ou pela internet. Essa é a semana de participar pela Constituinte da Reforma Política

Uma das principais reivindicações das manifestações de junho do ano passado foi a de que a política, e os partidos políticos, não representam mais os anseios de uma parcela significativa da população. Mas como se muda isso?

Uma proposta foi lançada mas não obteve eco dentro do Congresso Nacional. A realização de uma Assembleia Constituinte para fazer, exclusivamente, a Reforma Política. Essa proposta não avançou, pois setores conservadores não querem fazer nenhuma reforma.

Para que o assunto não seja esquecido, os movimentos sociais, convocaram um plebiscito popular onde os participantes votarão SIM ou NÃO pela convocação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

A votação acontece na semana da pátria deste ano (2014), de 1º a 7 de setembro. Os comitês organizadores que já passam de mil, e os militantes que apoiam a sua realização já deram início à série de discussões sobre a necessidade de mudança no sistema político nacional.

Você também pode votar pelo site do plebiscito constituinte, onde haverá uma ferramenta autenticadora de coleta de votos. Assim fica mais fácil para todo mundo participar. Ela só aceitará votos de pessoas identificadas e não irá permitir a participação por mais de uma vez. Para votar via internet a pessoa deverá informar seu nome completo e o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF.

A votação consistirá em responder sim ou não à seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”

Em Caxias haverão urnas fixas nos seguintes locais:

  • Praça Dante Alighieri
  • Sindiserv
  • Sindicatos dos Comerciários
  • Sindicato dos Bancários
  • Trabalho 10
  • UAB
  • DCE UCS
Além desses locais urnas itinerantes circularão locais de trabalho, estudo e bairros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS