Pela democracia, Dilma defende o direito de protestar


A presidente Dilma Rousseff fez neste sábado 5 um novo discurso em defesa das manifestações populares, por meio de um texto publicado em sua página no Facebook. Como ontem, na Paraíba, quando afirmou que a manifestação, mesmo quando contra seu governo, "é um direito sagrado, desde que sem violência", Dilma reforçou hoje a importância de ser "tolerante".

"Nós somos um país que não só é tolerante pela própria natureza, tolerante pela forma como nós convivemos com as nossas diferenças, mas também porque nós sabemos que o preço da intolerância é a divisão, é transformar o outro em um inimigo e não em uma pessoa da qual, simplesmente, naquele momento, você discorda", diz trecho do texto.

A presidente destaca que "a grande conquista democrática do País foi sermos capazes de conviver com as reivindicações", e lembra que em sua época, em referência ao regime militar, "reivindicar era subversivo", "fazer greve dava cadeia" e "se manifestar de forma clara contrária ao governo também dava cadeia, quando não dava coisa pior".

"Por isso, essa conquista é uma conquista que nós preservaremos a todo custo: a conquista democrática, com imprensa livre, com manifestação de opinião, é algo que interessa ao povo desse País, e a estabilidade desse País significa respeito às instituições, respeito ao voto popular porque o voto popular é a base da democracia", concluir a publicação da presidente.

O recado é dado a dois dias do feriado de 7 de Setembro, pelo Dia da Independência, quando são esperadas, em diversas cidades de todo o País, manifestações contrárias ao governo federal e ao PT. Dilma chegou a receber uma ameaça, do advogado Matheus Sathler, que, em vídeo, disse que iria "arrancar a cabeça" de Dilma na próxima segunda-feira se ela não renunciasse. O governo determinou reforço na segurança durante o desfile cívico em Brasília.

Confira abaixo a publicação da presidente neste sábado:

Nós somos um país que não só é tolerante pela própria natureza, tolerante pela forma como nós convivemos com as nossas...
Posted by Dilma Rousseff on Sábado, 5 de setembro de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS