domingo, 5 de junho de 2011

O Tega continua "horrível"

O vídeo abaixo foi feito pelo Instituto Orbis, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Ambiental de Caxias do Sul. Fundada em 1º de Agosto de 2005 tem por finalidade a defesa, proteção e conservação do Meio Ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. O texto abaixo é a descrição do vídeo.



Esse é o Arroio Tega, principal curso d'água de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Note a quantidade de espuma que há no arroio. É incrível.

No passado, na base da cascata, as pessoas faziam piqueniques, banhavam-se e pescavam. Os tempos mudaram..., para pior.

Esse video foi feito no dia 1º de Junho de 2011. Mas o arroio Tega está assim já há vários anos. Infelizmente. Qual a cidade que tem uma cascata urbana? Tudo poderia ser bem diferente, não é mesmo?

Essa água sai de Caxias descendo a Serra Gaúcha. Encontra-se com o Rio das Antas e depois com o Rio Taquari. Mantém o seu curso em direção ao Rio Jacuí, um dos principais rios do Rio Grande do Sul. A jornada continua até o Lago Guaíba já em Porto Alegre. Lentamente, desce mais ainda para a Laguna dos Patos até se encontrar com o oceano Atlântico, em Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com