Alerta: Não seja manipulado na discussão sobre o número de vereadores em Caxias

A discussão sobre o número de vereadores de Caxias do Sul demonstrou, muito bem, como uma população pode ser manipulada por um meio de comunicação. Por algum motivo que não sabemos qual, o Pioneiro, pautou a existência de um projeto que aumentaria para 23 o número de vereadores de nossa cidade. Esse número é o teto na faixa que está a nossa população. Essas faixas foram criadas por um projeto de lei de autoria do deputado Pompeo de Matos (PDT/RS), que ganhou o nome de PEC dos Vereadores . Esse projeto veio em contraponto ao corte de vagas feito pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2004.

O projeto de aumento para 23 vereadores estava tramitando pelas comissões da Câmara, isso é verdade, e ele teria que ser votado até o final de setembro. Entretanto num momento em que a prefeitura vinha sofrendo um inferno astral sendo bombardeada por escândalos, do nada, esse assunto vira pauta do Jornal Pioneiro (sem ser paranóicos tem coisa aí).

O pior de tudo é que a história toda nunca foi contada para a população. Até hoje o Pioneiro diz que o aumento do número de vereadores é de 17 para 23. Mas tem mais coisa nessa história aí.

Quantos vereadores tem Caxias do Sul?

Essa é a pergunta fundamental. Segundo a Lei Orgânica do município são 21. O TSE, em 2004, reduziu para 17. A PEC dos Vereadores mudou a decisão do TSE. Logo, se nada fosse mudado as próximas eleições teriam 21 vereadores. Um projeto de lei, portanto, está tentando aumentar para 23. Em resumo a discussão é para haver 2 (DOIS) vereadores a mais. Para manter 17 teria que haver um projeto de lei (de algum vereador ou até mesmo popular) que estabelecesse isso.

Portanto toda essa discussão de ficar em 17 é falsa. A população caxiense foi enganada pelo Pioneiro. Todos os seus colunistas, editores, comentaristas falam em 17 e só muito de relance alguém falou que a Lei Orgânica já fixa 21.

A pesquisa

O Jornal tenta se defender dizendo que está dando vazão a “vontade popular” e usa com justificativa uma “pesquisa” feita pelo próprio jornal. Nela 440 pessoas “votaram” e “deram sua opinião” sobre a matéria. Ela teria apontado que 85% eram contra o aumento do número de vereadores. Vários vereadores chiaram sobre essa pesquisa questionando sua amostragem. O jornal saiu em defesa dizendo que é uma quantidade de respostas semelhante as usadas em institutos de pesquisa.

Alguém sabe como foi feita essa pesquisa? Bom realmente 400 entrevistas é uma boa amostragem. O problema é que ela é viciada na origem. O “cálculo” foi feito nas respostas que as pessoas deram a uma pergunta: “Qual sua opinião sobre o aumento do número de vereadores em Caxias do Sul?”. Então uma pessoa foi lá e começou a contar, lendo as respostas. Talvez ele deva ter excluído quem respondeu mais de uma vez, vai saber.

Devida a fragilidade do instrumento a pesquisa do Pioneiro tem tanto valor científico quanto a nossa que está aqui embaixo, ou seja, nenhum. Nela acrescentamos mais algumas variáveis inclusive uma que achamos fundamental, discutir como se elege um vereador.

Portanto se você quiser se manifestar contra, ou a favor, do número de vereadores em nossa cidade, faça pelos motivos certos. Não seja manipulado!

E vote na nossa enquete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS