Caxias: Prefeito de Direito e Prefeito de Fato


Em entrevista ao Burgueseiro do último fim de semana, o Excelentíssimo Senhor Prefeito José Ivo Sartori expôs suas idéias de forma cômoda, em sintonia com seu perfil (perfil de avestruz). Pela primeira vez, Sartori admitiu uma possível coligação entre PMDB e PDT, dando eco às movimentações políticas da cidade.

Após muita pressão da imprensa, Sartori abandonou a idéia ridícula de falar sobre o assunto - eleições municipais - somente após a Festa da Uva. 

Dizem as más línguas que o candidato do Prefeito (e da alta cúpula do PMDB) não é Alceu Barbosa Velho (PDT), mas Edson Néspolo (atual presidente municipal do PDT). Afinal de contas, não foi à toa que o fiel escudeiro de Sartori tenha acumulado tantas pastas ao longo do governo além da Chefia de Gabinete, entre elas: Saúde, Transportes e Secretaria Geral.

Néspolo é a cabeça do governo. Enquanto Sartori teima em ficar nos bastidores, seu Chefe de Gabinete manda, desmanda, decide, presenta e representa o governo. É o prefeito de fato. Enquanto o prefeito de direito está sempre à sua sombra e só aparece em situações “mamão com açúcar”, como posar para a foto da entrevista dada ao Burgueseiro.

Mas o pré-candidato do PMDB não deveria ser o vereador Mauro Pereira (PMDB)? Não. Pois se trata, neste caso, do baixo clero do partido. A líder do governo e agora Presidenta da Câmara de Vereadores, Geni Peteffi, não banca Mauro para nada, nem síndico de prédio.

Mauro, porém, pode contar com a solidariedade do colunista do Mirante do Burgueseiro e de uma comoção que está se formando na cidade em torno do seu nome. Já existe até mobilização no Facebook: PMDB, dê uma chance pro Mauro!

Pobre Mauro Pereira. Nem todo Secretário de Obras vira Prefeito. Mas o jus esperniandi está valendo... de repente lhe renda a Chefia de Gabinete na próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS