E eu com esses números?

Como já dizia a música Números do Engenheiros do Hawaii: e eu com esses números?


Quem quer emitir uma opinião, que parece embasada, despeja números que, muitas vezes não querem dizer absolutamente nada. O Mirante de hoje (a gente tenta não malhar o Pioneiro, mas o jornal não se ajuda) uma informação tenta demonstrar a "densidade eleitoral" dos pré candidatos a prefeito e as "expectativas" de quem iria para o segundo turno (publicada na edição de ontem).

Segundo a publicação, nas eleições de 2010, em Caxias, Marisa Formolo (PT) 33.648 votos também para deputada estadual e Alceu Barbosa Velho (PDT) contabilizou 33.517 votos como deputado estadual. Para deputado Federal Assis Melo (PCdoB) fez 34.926 e Mauro Pereira (PMDB) 32.800 votos.

O que esses números dizem sobre a densidade eleitoral de cada um, ou sobre as chances de um segundo turno?

Absolutamente nada!

Todos os quatro fizeram uma votação muito parecida o que, isso sim, mostra que são lideranças conhecidas. Entretanto 2 deles disputaram uma eleição para deputado estadual: Marisa e Alceu, com muito mais candidatos do que a eleição para deputado federal disputada por Assis e Mauro.

Se seguíssemos a lógica que o Mirante quis construir, olhando as votações de cada um quem tem mais chance de ir para o segundo turno seria a Marisa Formolo e o Assis Melo. A votação de Alceu foi a menor dos pré candidatos e, ainda como informado pela coluna hoje, Mauro só teve 20 dias de campanha, portanto poderia, segundo o colunista, ter feito mais votos.

Apresentando números ao acaso, desfocados da realidade, o Pioneiro tentou mais uma vez criar argumentos para o candidato sartorista ser considerado favorito na corrida. Isso pode até ser verdade mas está muito ruim de argumentos para provar isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS