quinta-feira, 21 de junho de 2012

Falta de creches: em fim uma luz

O Polenta News noticia há bastante tempo o caos que as pobres mães e crianças passam em caxias do Sul com a falta de vagas nas escolas de educação infantil. O déficit de vagas, segundo o Tribunal de Contas do Estado é de 10.000 vagas na cidade, colocando a cidade em 357º lugar no ranking do Rio Grande do Sul: Caxias: 357º lugar no rankig estadual em Educação Infantil.

Ainda em 2007 o Ministério Público caxiense ajuizou Ação Civil Pública para garantir a criação de 2.242 vagas (déficit efetivo à época). O município recorreu e correu da responsabilidade. O último recurso da Prefeitura no STF incentivou a promotoria a executar a sentença profeirda pelo STJ que manda o Poder Público Municipal criar as vagas durante quatro anos letivos, ou seja, 25% em cada ano. Assim, em 2013, 560 vagas devem ser criadas.

As 560 vagas não vão "dar nem pro cheiro", como costuma-se dizer, dada a grande demanda. Porém, traz à tona o que é verdadeiro e justo: O município é responsável pela educação infantil e não pode mais fugir da raia.

Alô, Sartori! Depois de tantas, ruas asfaltadas, Marrecas e gastos com publicidade, será que vai sobrar um pouquinho para garantir educação para as crianças e tranquilidade para as mães poderem voltar ao mercado de trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com