A intolerância venceu a razão

Mais uma demonstração de intolerância para ficar registrada na história da nossa cidade. A livraria Do Arco da Velha cancelou a sessão de autógrafos dos livros Ao Pé do Muro e Ser Bambu, que teria a participação do ativista italiano e autor das obras, Cesare Battisti.

O autor, que recebeu asilo político no Brasil, nunca é uma presença livre de polêmicas, e ele próprio admite isso. O que aconteceu, dessa vez segundo nota oficial da livraria, foram as ameças de violência contra o local e contra o público.

Isso é a demonstração da intolerância que esse movimento, de direita, propaga. Se não são favoráveis a vinda de Battisti há duas opções num país democrático. A primeira é não ir ao local e a segunda é realizar um protesto, pacífico, para demonstrar a sua contrariedade.

O debate chegou a Câmara de Vereadores provacado pelo diretor da 5ª Vara Federal do Trabalho, Ricardo Fabris de Abreu que protocolou um pedido de moção de repúdio. A Câmara, corretamente, não se envolveu na polêmica. Será que o senhor Ricardo de Abreu concorda com essa ato de intolerância e de ameças a integridade física e patrimonial já que ele foi o fomentador desse movimento?

O que nos resta, como caxienses lúcidos e cidadão de bem, é mostrar a indignação e esconder a vergonha de viver numa cidade com tanta gente intolerante.

Abaixo publicamos a nota oficial da livraria Do Arco da Velha:

Carta de Esclarecimento
O lançamento do livro de Cesare Battisti foi o foco das discussões em nossa cidade na última semana, e gerou polêmica devido às opiniões contraditórias da sociedade. Entendemos o debate como parte importante do processo democrático.

Na condição de espaço cultural, servindo como ponte entre os escritores e o os leitores através da disponibilização dos livros, fazemos um esforço para que a cidade de Caxias do Sul tenha oportunidade de participar do cenário cultural do país. Reservamo-nos o direito de promover o debate sobre os mais diversos assuntos, seja através de palestras ou lançamentos de livros. Consideramos não apenas ter esse direito, como ser nosso papel a promoção da cultura.

Lamentamos o fato de que a polêmica nesse caso tenha oportunizado a manifestação exagerada de algumas pessoas que culminaram em ameaças explícitas à Livraria Do Arco da Velha. Essas ameaças e manifestações feriram diretamente a liberdade do estabelecimento em exercer sua função, direito que constitui o princípio mais básico da nossa democracia tão arduamente conquistada, e agora abalada em sua base. Essas manifestações de violência se tornaram eticamente insuportáveis.

Assumindo nossa parte na responsabilidade em garantir o bom andamento do evento e a segurança do autor e de nossos clientes, informamos o cancelamento do lançamento previsto para o dia 28/07/12.

Consideramos a intolerância um retrocesso no processo democrático, e lamentamos que o uso de agressões violentas chegue ao ponto de nos levar a essa decisão.

Manifestamos nosso apreço aos que apoiaram o exercício da liberdade, independentemente de suas convicções, e nossa estima pelas pessoas que se sentiram lesadas em nome da liberdade de expressão.

Ass: Direção Livraria do Arco da Velha Ltda.

Comentários

  1. Mas vai criar vergonha na cara, desde qdo assassino e terrorista é escritor e ativista???Lamentável vc ainda reclamar de intolerância, o lugar do Battisti é a cadeia, nunca que deveria estar pelo Brasil circulando como celebridade pelas ruas.

    ResponderExcluir
  2. Não há crime nenhum contra o Battisti no Brasil, isso o STF já se manifestou, tanto que ele é hoje cidadão brasileiro, isso é ponto pacífico. A situação na Itália é bastante nebulosa e o julgamento foi feito a revelia num estado que não vivia uma democracia plena.

    E não dá para achar normal que se façam ameaças de bomba, depredação e violência justamente por quem diz que ele é um "terrorista". Nesse fato perecebe-se qeum são os terroristas, são aqueles que propagam ódio.

    O que não vamos fazer é ficar distribuíndo argumentos manipulados pela grande mídia. Para saber mais, de maneira isenta, leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cesare_Battisti_%28escritor%29

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS