Forças ocultas impedem debate em Caxias. Isso ecziste sim!!!

Quais forças obrigaram as entidades a cancelarem do debate?
Foto: Rubem Pires

Forças ocultas agiram pesado em Caxias do Sul na manhã de hoje e cancelaram o debate que seria promovido pelos Conselhos de Psicologia e Serviço Social. A ausência do candidato situacionista, Alceu Barbosa Velho (PDT) resultou na não existência do debate.

Os candidatos foram convidados, e confirmaram presença, a cerca de quinze dias, segundo os organizadores. Na noite de ontem o Conselho Regional de Psicologia (CRP) de Caxias do Sul, um dos organizadores, enviou um e-mail a todos os candidatos dizendo que a presença de candidato a vice-prefeito estaria vetada.

Esse era um recado direto a coligação de situação pois Alceu seria representado, novamente, pelo seu vice, Antonio Feldmann. Na manhã de hoje, no horário marcado, estavam presentes Assis Melo (PCdoB), Luis Possamai (PSOL), Marcos Daneluz (PT) e Milton Corlatti. Também estava presente a equipe de teve do candidato Alceu.

Acontece que surgiu um problema. Segundo Maria de Fátima Fischer, conselheira do CRP, "a assessoria jurídica do órgão teria dito, na manhã de hoje, que a realização de debates por conselhos profissionais feria a lei eleitoral".

Essa informação é refutada pelo chefe da Zona Eleitoral 169, Edson Borowski. "Não há na lei eleitoral artigo que proíba a realização de painel ou evento similar por parte de conselho", afirmou em entrevista à Rádio Caxias. Segundo ele autorização para realização de encontro neste formato deve ser solicitada à Justiça Eleitoral apenas se a atividade for transmitida por rádio ou por TV.

Portanto o argumento de proibição legal é fantasioso. O que parece que aconteceu de fato é que houve um grande movimento, estadual até, que forçou com que as entidades cancelassem o debate. Pior do que isso. Além de cancelarem o debate os organizadores se retiraram do local sem darem muitas explicações.

População reprova substituição

Na enquete realizada no nosso blog 71% reprovam a substituição do candidato a prefeito, pelo vice, num debate com os prefeituráveis. Também nas redes sociais a indignação foi grande. O post aberto pelo Polenta News logo depois do acontecido tem 19 comentários, 22 compartilhamentos e 13 curtirs. Há comentários dos dois lados porém a maioria questiona a ausência de Alceu.

As justificativas

Os quatro candidatos de oposição emitiram um nota em conjunta falando sobre o cancelamento do debate. Segundo os candidatos o cancelamento do debate promovido pelos Conselhos Regionais de Psicologia e de Serviço Social foi considerado um desrespeito às coligações que não integram a base governista e que se propuseram a debater políticas para a área da saúde. O encontro, que era para ter iniciado às 9h, foi encerrado às 9h40min porque o candidato Alceu Barbosa Velho não compareceu. Mais uma vez, desprezou as entidades de classe. Em contrapartida, as duas entidades organizadoras se retiraram da promoção do evento, numa clara demonstração de conivência com o candidato Alceu. (leia na íntegra aqui).

A coligação de situação também emitiu nota onde diz que a presença do vice havia sido confirmada, e aceita, com antecedência e que causou estranheza o veto do dia anterior (veja aqui).

As entidades organizadores prometeram uma nota pública mas até agora não houve nenhuma manifestação. Ao que tudo parece não ficaremos sabendo que forças moveram montanhas para evitar esse debate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS