Mudanças no cenário eleitoral caxiense?

A pesquisa eleitoral trazida hoje pelo Jornal Folha de Caxias pegou muita gente de surpresa. O cenário apresentado para as eleição majoritária mostra uma inversão de papeis, com Marcos Daneluz (PT) tomando o segundo lugar de Assis Melo (PC do B).

A pesquisa foi classificada pelo próprio jornal como uma "sondagem", tendo em vista que não foi realizada dentro das exigências formais da justiça eleitoiral e por isso não foi registrada junto ao cartório eleitoral de Caxias. Porém, a metodologia utilizada na colheita das informações se apresentou consistente, principalmente por apresentar ao entrevistado o partido ao lado do nome do candidato. O partido a que cada candidato pertence acaba fazendo diferença no momento do voto. Além disso, os entrevistados recebem a foto e o número do candidato, como uma eleição de  verdade.

Causa estranheza tamanha reviravolta então pouco tempo, já que, há menos de duas semanas, a pesquisa elaborada pelo Ibope apresentou Alceu Barbosa Velho (PDT) com 41%, Assis com 22%, Daneluz com 11%, Milton Corlatti (DEM) com 2% e Luis Fernando Possamai (PSOL) não pontuou suficientemente.

Dessa vez o PT fez jus à polarização que existe na cultura política caxiense com o PMDB - representado pelo PDT. Fato é, que Alceu continua na frente consolidando a preferência do eleitorado. Resta saber se a variação se deu por uma mudança na tática eleitoral do PT, menos passivo, ou se por um maior conhecimento dos candidatos e propostas.

Porém, com tantas discrepâncias nos dados, a verdadeira pesquisa vai ser aquela trazida no dia das eleições!
Pesquisa do jornal Folha de Caxias apresentada em 17/09/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS