Pesquisa do Correio do Povo mostra Alceu em primeiro e inversão no segundo lugar

A pesquisa do Correio do Povo e do Instituto Methodus publicada ontem mostra uma inversão no segundo lugar. No começo da campanha eleitoral Assis Melo (PCdoB) aparecia num confortável segundo lugar, com chances de se aproximar do líder das pesquisas, Alceu Barbosa Velho (PDT). A nova pesquisa, que confirma os dados apresentados pela Folha de Caxias, mostra uma forte queda de Assis e um crescimento acentuado de Marcos Daneluz PT.


  Correio do Povo (24/7) Correio do Povo (25/9)
Alceu Barbosa Velho (PDT) 38,70 46,80
Assis Melo (PCdoB) 23,20 15,50
Marcos Daneluz (PT) 16,50 19,00
Milton Corlatti (DEM) 2,70 2,20
Luis Possamai (PSOL) 1,50 0,30

Em comparação aos dois levantamentos, feitos pelo mesmo instituto, percebe-se um crescimento substancial de Alceu e uma queda muito grande de Assis Melo. O curioso é que Alceu cresce 8 pontos e Assis cai 8 pontos. Esse fato é suficente para que Daneluz ultrapasse o comunista e fique em segundo lugar na preferência dos eleitores caxienses.

Esse quadro, porém, não garante que a eleição vá para o segundo turno. Para isso seria necessário que Milton Corlatti tivesse um crescimento significativo já que seu perfil de eleitorado (classe alta conservadora) não "comprou" suas propostas. Preferiu votar em alguém que sabe que representa melhor seus interesses, ou seja, no Alceu. Isso fica evidente ao olharmos as prestações de contas dos candidatos onde Alceu já captou mais que os outros 4 candidatos juntos (leia aqui).

Se a tendência de vitória em primeiro turno se confirmar isso será muito ruim para Caxias (leia aqui). Uma eleição em dois turnos significa um aprofundamento no debate das propostas, até porque o candidato situacionista tem comparecido na maioria dos debates organizados por entidades de nossa cidade.

Outra tendência que se consolida é que não adianta ter popularidade nas eleições para deputado. A escolha de prefeito segue outros caminhos. Isso é o que o PCdoB aprenderá a duras penas. Suas duas maiores personalidades no RS, Assis e Manuela, estão em queda livre nas pesquisas. Isso prova que é necessário mais do que popularidade para ser prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS