Vai sobrar alguém?

Ações de promotor podem resultar em
novas eleições
Imagino a pressão que o promotor Rafael Festa está sofrendo nesses dias depois do pedido de cassação das candidaturas de Alceu Barbosa Velho (PDT) e Antonio Feldmann (PMDB). Isso parece se confirmar quando, mesmo dizendo quem agosto desse ano que iria analisar o caso depois das eleições, ele ingressou com um pedido semelhante contra Assis Melo (PCdoB). Essa suspeita, de interferência externa, foi inclusive citada em nossa matéria onde escrevemos:

"É bastante provável que o pedido de impugnação de Alceu Barbosa Velho (PDT) tenha feito com o que o promotor acelerasse a análise desse pedido para não parecer parcial."(leia aqui)

 Agora um novo elemento entra na já tumultuada eleição de Caxias do Sul. O promotor também entrou com um pedido de cassação das candidaturas de Daneluz e Justina, ambos do PT. O motivo seria a existência da "meia nota", ou seja, a prestação de serviço pagos com um valor pela conta da campanha e outro valor "por fora". O Ministério Público Eleitoral não descobriu isso ontem. O promotor já havia evidenciado a existência dessa questão porém, também, havia deixado para "depois". Na entrevista do promotor aos veículos de comunicação da cidade ele diz que há mais 9 candidatos a vereador que teriam praticado o mesmo ato, entretanto, ele não deu nomes.

Diferente dos casos que envolveram Alceu e Assis, a denuncia contra Daneluz não é pública, os dois anteriores teriam cometido irregularidades a olhos vistos. Aí, na inexistência de apresentação de provas pode-se chegar a conclusão de que a denúncia foi feita para que tudo fique como está.


Quem cometeu irregularidades que pague por elas. Já temos casos, inclusive, que são gritantes. Agora o que não achamos correto é que uma avalanche de denuncias acabe por ressultar que ninguém é culpado de nada e que tudo fica como está.

A situação está se encaminhando para dois cenários. (1) Fica como tá. (2) Teremos novas eleições pois os julgamentos finais acontecerão só quando alguém já estiver eleito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS