Transferência do Camelódromo vira imbróglio

Não se pode dizer que a Prefeitura está tentando mudar a localização do Camelódrono de última hora. O fato é que essa discussão começou ainda em janeiro desse ano. Essa ressalva tem que ser feita para entendermos o imbróglio que a prefeitura se meteu nesse final de ano.

Primeiro houve conversa entre prefeitura e comerciantes. Porém, ao que parece, a representação dos "lojistas" não é tão legítima como achava que era. Depois de baterem o martelo na nova localização, 55 dos 60 comerciantes que ocupam o camelódromo assinaram um documento contrário a proposta, ou seja, quem participou da negociação representa só 10% dos representados.

Segundo. As negociações foram feitas "na surdina". Se houvesse uma maior divulgação provavelmente o problema teria sido descoberto antes. O governo Sartori agiu sob seu ponto de vista de maneira correta. Como ele não gosta de discutir com o conjunto dos interessados nenhuma questão, o governo municipal empodera "representantes" da categoria. Isso gera, normalmente, grande problemas, pois as lideranças fecham acordos sem a concordância das demais pessoas. Esse mêtodo é bastante tranquilo para o poder público pois é só fazer um agradinho a mais, um churrasquinho ali, uma fotinho ali, um ponto mais privelegiado acolá e está tudo definido.

Terceiro. O local escolhido, com o perdão da palavra é uma droga. Somente a base do governo, mesmo assim a contragosto e um ou dois jornalistas da grande imprensa acha que um canto da Marechal Floriano pode ser tornar um centro de compras. Justificar que com estacionamento, praça de alimentação e banheiro irá aumentar o número de clientes é uma coisa tão ingênua que chega a dar medo ao pensar que são essas pessoas que querem ser formadores de opinião em nossa cidade.

Esse modelo de comércio popular precisa essencialmente da rua. Coloca-lo em local fechado significa um atestado de morte para aqueles pequenos empreendedores. É mais fácil fechar o camelódromo de uma vez do que deixá-los a míngua.

O novo local é tão bom, mas tão bom que está fechado a anos. Nem uma rede de supermercados conseguiu manter ele viável, e comida todo mundo precisa. Agora imaginem como vai ser quandos 60 camelôs se mudarem para lá.

A discussão ficou parada durante as eleições e chegou na semana passada à Câmara de Vereadores. Lá a Comissão de Legislação Participativa chamou uma audiência pública e em face da grande divergência entre a proposta do Executivo e o anseio da maioria dos lojistas, foi criado um grupo de trabalho que pretende discutir mais a fundo a questão. O atual prefeito pediu que o futuro prefeito, Alceu Barbosa Velho (PDT) participasse da reunião, porém ele lavou as mãos e disse que esse é um problema do governo atual.

A proposta de remover o Camelódromo tem como objetivo alargar a Moreira Cesar (sempre os carros tem preferência) e de uma revitalização da Praça da Bandeira. A proposta da prefeitura é que os comerciantes sejam tranferidos para o prédio da antiga Comercial Cesa, que fica na Marechal Floriano. Um grupo de lojistas propõem que eles fossem transferidos para um estacionamento que existe na frente da praça. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS