UCS reajustará as mensalidades em mais de 8%

Na manhã de hoje o Conselho Universitário, órgão da UCS que reune professores, alunos e reitoria, votou a índice de reajustes das mensalidades, que vigorará em 2013. O índice aprovado foi de 8,79% e deverá, ainda, ser apreciado pelo Conselho Diretor da FUCS.

A entidade de representação estudantil da UCS, DCE, que tem dois membros no conselho apresentou uma contraproposta de 5,58% que é a inflação acumulada nos ultimos doze meses. Porém o índice apresentado pelos estudantes só obteve dois votos.

Além do índice de reajuste outros fatores inquietam os estudantes. Pela proposta aprovada não haverá, em 2013, nenhum investimento em expansão ou melhoria da estrutura já existente com recursos próprios. Só haverá investimento com recursos captados de fontes financiadoras (geralmente públicas). Além disso uma forte política de cortes de custos, que já reduziu em 30% os "gastos gerais" da UCS continuará.

Essas políticas apesar de ter um lado positivo trazem uma carga negativa muito grande junto. Segundo os dirigentes estudantis algumas disciplinas são ministradas em auditório, ou à distância para colocar muitos alunos numa mesma turma. Também estão suspensas as contratações de novos professores, o que prejudica algumas áreas de conhecimento que ficariam sem um professor com melhor qualificação. Houveram grandes cortes em horas de pesquisa e de extensão para os professores que não tem o regime de tempo integral.

Os estudantes se reunirão amanhã para debater ações para a próxima semana. Na segunda feira o Conselho Diretor deve se reunir e deliberar sobre o índice de reajuste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS