PCdoB integrará o governo Alceu

Vereador Renato Oliveira deve ser confirmado amanhã
como Secretário de Habitação
Pouco mais de 60 dias após as eleições. Esse foi o tempo que o PCdoB levou para reavaliar sua posição sobre o governo Sartori/Alceu. Na manhã de hoje o partido confirmou que irá participar do futuro governo Alceu, na pasta da Habitação, com o vereador reeleito, Renato de Oliveira. Com a saída de Renato da Câmara a vaga será ocupada pelo primeiro suplente, Henrique da Silva.

Durante as eleições o candidato comunista, Assis Melo, fez pesadas críticas a administração Sartori, principalmente na área da Saúde. Sartori elegeu seu sucessor, Alceu e agora ao que parece o PCdoB mudou o discurso, ou simplesmente irá relega-lo.

O Polenta News já alertava para esse excesso de pragmatismo (leia aqui) dos comunistas caxienses. Nós continuamos com a mesma convicção. Apesar de ser cedo para afirmar, tudo indica que o governo Alceu não tem como ser muito diferente do governo Sartori. Se apenas cumprir o que foi prometido em campanha ele será igual. E isso deve ser visto pelo lado de quem acha que estava bom e de quem acha que estava ruim. Uma mudança muito brusca de gestão ou de linha política, sim, causaria estranheza. Portanto é a mudança do discurso dos comunistas é que causa estranheza.

A justificativa oficial, de que o governo Alceu, aceitou incorporar itens do programa de Assis no seu plano de metas chega a ser ingênua. Os comunistas citam a implantação do BRT (leia mais sobre isso aqui), porém esse sistema não é exclusividade do programa do PCdoB, tanto que está sendo implantada em Porto Alegre, que é administrada pelo PDT, e também ela é de longa implementação, em Caxias, pelo grande investimento e pela mudança, drástica, que ela faz nas vias de circulação do BRT.

O PCdoB ganha, porém, uma secretaria de peso, que dialoga com uma área com muito dinheiro. É bom lembrar que a única política habitacional do município foi feita com recursos do Minha Casa Minha Vida (que o governo Sartori mudou de nome) e mesmo assim bem aquém da demanda.

A primeira coisa que deve acontecer, nesse momento, é que vários comunistas que teciam críticas ao governo Sartori, nas redes sociais, deverão ficar em silêncio sepucral. Agora é esperar o que vai acontecer numa cidade onde o governo pode aprovar qualquer projeto com extrema facilidade. O Polenta News estará atento para denunciar os projetos que forem contra o interesse da população, fora isso só nos resta torcer para que uma luz ilumine as mentes dos governantes municipais e que eles olhem para quem os elegeu.

Comentários

  1. Estranho o Pt se esconde atras de um Blog e acha que pode pautar os demais partidos, seus gestores Tarso e Dilma tem todos os partidos, porque o PC do B não poderia fazer parte do governo de 2013, acredito que o convite foi dado ao partido pelo que ele pode contribuir com a cidade, estrela vira cometa pois sozinho não brilha mais em Caxias.

    ResponderExcluir
  2. O PCdoB aceita o convite que quiser isso é uma questão interna. Porém o direito a crítica também é garantida. Não somos um blog do PT. Se o PT quiser falar, que fale por sí. Somos sim um blog que está na oposição ao modelo de governo que foi apresentado para Caxias do Sul. Esse modelo de gestão era criticado, também, pelo PCdoB como dizemos na nossa postagem. Infelizmente, para uns e felizmente para outros, o PCdoB mudou de lado.

    Isso não tem nada a ver com a Dilma e o Tarso que são conjunturas diferentes. É só lembrar que o Alceu dizia que votava na Dilma contrariado. O PMDB de Caxias, do Sartori, foi de Serra.

    Mudar de opinião não é ruim, nem bom, é apenas uma mudança e ela tem consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tudo que é do PT é correto, agora dizer que vocês não são o PT é ruim ao menos assumam fica mais bonito e ético podem achar que todos são burros mas sabemos quem são, e dizer que Tarso e Dilma são diferentes é "grandioso de mais", sendo ligado ao seu partido e não venha me dizer que não, porque é verdade ou seja se fosse o PT convidado a conjuntura seria mais diferente ainda o que muda são a forma de brilhar nada mais, bom final de semana é não pensem que as pessoas não sabem quem esta atras do polenta new.

      Excluir
  3. Não existe mudança de discurso do PCdoB, como pregam os companheiros do PT neste texto do Polenta News. A dinâmica da política não pode valer apenas quando o PT está liderando ou participando de um projeto. É preciso maturidade política para ter a compreensão sobre o fazer política com amplitude, sem SECTARISMO OU PROSELITISMO POLÍTICO. Se fosse para consultar os amigos ou os búzios na tomada de decisões, os partidos não precisariam existir nem ter direção que defina os seus rumos. O estranho é ver companheiros de luta aceitando um PDT e negando outro PDT. Na região, por exemplo, o PT tem tido forte representação em governos pedetistas. E isso é legítimo. Em Farroupilha, o chefe de gabinete do Dr. Claiton, do PDT, será o ex-chefe de gabinete de Pepe Vargas na prefeitura, Ansélio Brustolin, que, aliás, deixou função no MDA que exercia junto ao ministro Pepe para assumir na prefeitura. Aliás, o PT terá cinco secretarias no governo do PDT, partido que está na base de Dilma e Tarso.

    Em Flores da Cunha, o PT também estava na base de governo do prefeito Ernani Heberle (PDT). E até onde sei, o PT de Tarso está em movimento, buscando atrair o PDT para vice em uma eventual chapa pela busca da reeleição do governador.

    Já falei aqui e repito. Não vamos apagar da história que o prefeito eleito de Caxias do Sul, Alceu Brabosa Velho, foi líder do governo Pepe Vargas na Câmara de Vereadores.

    Avaliar, portanto, a participação em governos que venceram é da grandeza política e da maturidade, para ajudar a construir e avançar nas melhorias para o povo. O que não dá para aceitar é essa tentativa de fazer um julgamento público, como se o PCdoB estivesse cometendo um crime. Vale para Lula, Dilma e Tarso, mas não para quem os companheiros elegem como força de direita, dependendo do município onde se dá o casamento. Os partidos, até onde sei, tem seus princípios ideológicos, fundamentados em teorias, e não acredito que mudem conforme a base territorial. Os partidos precisam crescer e isso não acontece sem a ocupação de espaços que permitam fazer política com seriedade, comprometimento e responsabilidade, sem SECTARISMO.

    E para encerrar.

    Como jornalista, gostaria muito de ver os textos publicados no Polenta News assinados, porque a gente responde teoricamente para uma força política que alimenta o blog, mas não temos a identidade das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. A tentantiva de vincular nosso blog ao PT nos parece uma atitude de desespero. Na falta de argumentos para justificar a própria ação é necessário rotular para ver, se assim, ao desqualificar, o trabalho que estamos realizando.

    Roberto, você que foi candidato a vereador pelo PCdoB, usa como exemplos governos onde o PT fazia parte da coligação que ganhou a prefeitura. Em nenhum dos casos o PT era oposição durante as eleições e virou governo depois.

    Essa prática de ser governo, não importa quem ganhe as eleições, é chamado de proselitismo político e afeta, sim, até os governo Dilma, Tarso e até o governo Alceu.

    O que questionamos, e continuaremos a questionar quer você goste ou não, é que em 66 dias o PCdoB saiu da oposição e foi para a situação num grau de facilidade impressionante.

    Na verdade não esperamos que você, ou qualquer integrante do PCdoB, nos justifique algo. Essa justificativa tem que ser dada aos eleitores que acharam que o PCdoB era da oposição ao governo Sartori.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS