Posse tardia do Conselho Municipal de Juventude

Após ser pressionada por diversos movimentos juvenis, a Secretaria de Juventude municipal conseguiu em 17 de junho de 2012 que o Prefeito Sartori sancionasse a Lei que cria o Conselho Municipal de Juventude.

O Conselho tem entre seus objetivos organizar, promover  e fiscalizar políticas públicas e ações voltadas à juventude e é composto por entidades estudantis, sindicais e organizações de juventude e, por parte do Poder Executivo, há a composição de diversas secretarias afins, como cultura, Meio Ambiente e Secretaria da Saúde. Nesses seis meses a Secretaria de Juventude não foi capaz de colocar o Conselho em funcionamento e, às vésperas do fim do ano, hoje, dia 21, o Conselho finalmente toma posse.

É uma pena que a posse ocorra assim, às vésperas do fim de um mandato, já que vários nomes indicados poderão ser alterados, o que fará com que o Conselho atrase ainda mais seus trabalhos. Na verdade, o Conselho toma posse só pra não ficar feio pro governo ter criado e não ter dado posse.

Caxias precisa urgentemente de mais políticas públicas voltadas à juventude. Emprego e renda, cultura e educação são áreas que precisam ter um corte juvenil para que a cidade cresça de forma harmoniosa e nossos jovens tenham condições de trabalho, estudos e acesso às mais diversas formas de cultura e lazer. A cidade precisa olhar para sua população pensando nas realidades de gênero, etnia, idade e classe social, construindo ações voltadas especificamente para cada grupo.

São os jovens que estão na maior parte dos empregos informais, são os jovens  que recebem os piores salários (principalmente negros e mulheres) e estão nos postos mais precários. Além disso, estudo recente do Observatório da UCS revela que, de cada 10 desempregados em Caxias do Sul, 4 são jovens.

Caxias carece de espaços culturais e de lazer, o que propicia a violência e a ociosidade. Isso é latente há muitos e muitos anos.

Que em 2013 o Conselho Municipal de Juventude possa realmente colocar a mão na massa e atuar efetivamente junto à população jovem de nossa cidade.


Comentários

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS