Prefeitura está negociando "venda" da folha de pagamento com a Caixa

Essa informação apareceu, muito de leve, no meio de uma matéria sobre os patrocínios para a dupla CAJU. Ontem na coluna da Carolina Bahia, na Zero Hora, a informação foi mais explícita.

"A administração municipal [de Caxias do Sul] repassará à Caixa a folha de pagamento dos funcionários".

Para a maioria dos cidadãos caxienses isso muda muito pouco na sua vida. A não ser a contrapartida que o banco dará ao poder público municipal. Nesse caso, aparentemente, está em jogo patrocínios para a Festa da Uva, Feira do Livro e (depois da desastrosa visita a concentração do Internacional na final do campeonato) à dupla CAJU. Se for só isso é muito pouco para uma transação milionária dessas.

Sartori e o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, assinam
acordo em novembro de 2007
Em 2007 uma negociação semelhante foi feita, daquela vez com o Banrisul. O que diferia, na ocasião, era que o banco gaúcho já tinha uma forte relação com a prefeitura. Nas palavras do então prefeito José Ivo Sartori (PMDB),  "Há muitos anos o Banco já tinha agência dentro da sede da prefeitura, o que demonstra o nível de convivência, harmonia e integração que foi desenvolvido ao longo do tempo", afirmou o prefeito no dia da assinatura do convênio (foto ao lado).

A negociação com o Banrisul rendeu aos cofres públicos R$ 23,3 milhões (R$ 32,1 milhões em valores atuais), que segundo o prefeito seriam "investidos na área social, principalmente na educação e saúde, onde temos um volume grande de necessidades, no atendimento à comunidade e na promoção da cidadania". Com essa operação o Banrisul ficou com a exclusividade da folha de pagamento e do empréstimo consignado.

Se não muda muito para o cidadão, para os mais de 8 mil servidores municipais a história é outra. Muitos transtornos acontecerão. O primeiro é mudar a conta bancária de milhares de servidores do Banrisul para a Caixa Econômica Federal. Aí há a incidência de novas tarifas, novas características, contas vinculadas, empréstimos e uma série de outras questões. Por conta disso fica a pergunta, ainda mais que os servidores estão discutindo o dissídio. Essa negociação foi informada ao SindiServ ou aos servidores?

Ao que parece não. Tudo indica que isso foi feito no mais profundo sigilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS