domingo, 12 de maio de 2013

Programação do Conexões Globais é anunciada oficialmente em Porto Alegre



O Conexões Globais 2013 foi lançado oficialmente na noite desta quinta-feira (9), em evento na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre/RS. A segunda edição do Conexões está marcada para os dias 23, 24 e 25 de maio e vai promover uma série de conferências, oficinas e atividades culturais sobre cultura digital, democracia no século 21, novas tecnologias, educação, direito à comunicação, liberdade na internet e novas formas de mobilização, entre outras discussões.
Realizado pelas secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e da Cultura (Sedac) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento vai reunir grandes pensadores e ativistas da cultura digital de diversos países vão participar do evento, presencial e virtualmente. Todas as conferências serão transmitidas ao vivo via web, num formato inovador: a interação com o público se dará também por meio do Twitter e de plataformas de redes sociais como o Facebook. Entre os nomes já confirmados estão: Ronaldo Lemos (criador do site Overmundo e coordenador do Creative Commons no Brasil),Natália Viana (fundadora da Agência Pública de Jornalismo), Peter Sunde (fundador do The Pirate Bay), Javier Toret (ciberativista, articulador do movimento 15M na Espanha), Gustavo Anitelli (produtor da banda O Teatro Mágico e integrante do movimento MPB - Música Para Baixar), Franklin Martins(jornalista político), Isadora Faber (estudante criadora do blog Diário de Classe), Antônio Martins (fundador do Le Monde Diplomatique Brasil), entre outros.A programação cultural do evento também está confirmada e tem atrações como Jorge Mautner, Bella Stone, Frank Jorge, Tonho Crocco, entre outros.

O lançamento oficial do Conexões Globais começou com show do grupo Alabê Ôni, dos artistas Mimmo Ferreira, Kako Xavier e Walter Pingo, grandes divulgadores do maçambique e da cultura negra do Rio Grande do Sul. Enquanto eles tocavam, os artistas gráficos Trampo, Xadalu e Tridente produziam um painel com grafite e stickers.
O secretário-adjunto da cultura, Jéferson Assumção, ressaltou a importância de transformar a Casa de Cultura Mario Quintana em um espaço de reflexão e debates conectados com o mundo. "A cultura digital conecta as culturas populares, urbanas, suburbanas, a arte já consagrada, fazendo essas conexões se realizarem em um ambiente produtivo, criativo e de ampliação da ideia de cidadania cultural", afirmou.

A secretária de Comunicação e Inclusão Digital Vera Spolidoro também destacou que ainda há muito que se discutir sobre as recentes transformações da mídia, da cultura e da política, proporcionadas pelas novas tecnologias. "Hoje existem muitas formas de trocar informação e formar opinião pública. É uma grande revolução. E para onde isso nos leva é o que queremos discutir no Conexões Globais", finalizou a secretária.

Programação já confirmada

A programação das oficinas, os temas das mesas e os perfis dos debatedores podem ser encontrados no link http://www.conexoesglobais.com.br/programacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com