Anonymous se divide no Brasil para manter ideologia

"Você não precisa de um lider
Você nunca precisou. O Sistema faz você acredita
que precisa de líderes
Autoeduque-se. Sem mais regras"
Com informações de Nerdices.com.br

Nos últimos dois meses vem acontecendo, no interior e entre os diversos grupos ou células que compõem o Anonymous no Brasil diversas disputas. Estas disputas se devem a divergências entre seus integrantes.

O grupo ficou conhecido no Brasil ao se tornar uma das principais referências nas manifestações, principalmente após o dia 20 de junho. Acontece que esse movimento não é unitário (o que é previsível pelo que prega) e também não é imune a influência, nem a ser clonado por outros setores.

O maior grupo Anonymous, pelo menos no Facebook, é o Anonymous Br4sil, cuja fan page tem mais de 1.100.000 curtidas.

Outra célula muito expressiva e ativa é o Anonymous Rio. que tem uma atuação junto aos movimentos sociais cariocas.

Uma terceira célula, saída do interior do Anonymous Br4sil é a FUEL – Frente Unificadora de Emancipação e Libertação Nacional, que se destaca por buscar construir um perfil mais ideológico para os diversos grupos Anonymous no país.

Também são expressivas as fan pages Anonimos BR e Anonymous Brasil, ambas com um perfil definido de oposição ao governo Dilma e ao PT.

As células Anonymous buscam, sempre que possível – e quase sempre é possível – trabalhar em conjunto. Afinal, o lema usado por eles é “unidos como um, dividido por zero”.

Práticas estranhas aos anons

Não é de agora que células anons dirigem uma série de críticas a outras células anons, principalmente à Anonymous Br4sil e Anonymous BR, que volta e meia publicam posts com conteúdos homofóbicos, preconceituosos e de tonalidades tucanas (PSDB). Há quem diga que essas células são “controladas” pela juventude do PSDB, e seriam ligadas a um senador tucano. Verdade ou mentira, logo saberemos, pois as eleições se aproximam e veremos como se comportarão.

O fato é que vários anons que divergiram da forma como as coisas estavam sendo encaminhadas na Anonymous Br4sil acabaram sendo excluídos do gerenciamento da fan page.

Os anons excluídos relatam uma prática centralizada, autoritária e atitudes auto-promocionais. Como é sabido, no Anonymous não se deve buscar notoriedade, “aparecer” ou qualquer tipo de crédito ou mérito. Se age por uma causa que beneficie a quem esteja sendo oprimido, seja por uma empresa, uma organização, um governo. Assim tem sido a história do Anonymous.

Ninguém representa o Anonymous


Ao contrário do grupo anons caxiense que tem uma forte tendência ao personalismo o movimento Anonymous não tem representantes, não tem portavozes e não tem líderes. O vídeo abaixo, inclusive, refuta a autoria da vídeo que propôs as "5 Causas" que foi amplamente divulgado pela internet.

Então como ter certeza de qua algum conteúdo é do Anonymous? Só tem um jeito: você conhecer a história, conhecer a Ideia.

Desconfie de vídeos sensacionalistas. O sensacionalismo não é uma característica dos anons. Desconfie de vídeos com um discurso senso-comum. O Anonymous busca exatamente tirar as pessoas do senso-comum. Desconfie de vídeos com discurso igual ao do PSDB ou igual ao do PT. Anons fazem críticas a estes dois partidos e seus governos, pois o compromisso do Anonymous é com os fatos, com a verdade, não importando se vai com isso comprar inimizades com partido ou governo A ou B.


Comentários

  1. A Anonymous no Brasil três "células", a corrupta (Anonymous Br4sil) que usa da ideia para obter lucros e benefícios, a primeira "célula" existente no Brasil (Anonymous BR) que não se corromperam e estão no caminho correto e os que respeitam a ideia mais ainda tem dúvidas sobre. Eu tenho o prazer de dizer que hoje a Anonymous aqui no Brasil é uma merda, fui um dos primeiros a simpatizar dessa ideia aqui no Brasil e esta totalmente modificado, nesse meio tempo, o respeito só caiu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS