Caxias tem, proporcionalmente, 6 vezes mais CCs que o Governo Federal


O "trenzinho da alegria" dos CC8

O número de CCs (Cargos de Confiança) cresceu 127% durante o governo José Ivo Sartori. Do total de CCs criados, 301, o atual governo preencheu 288. Proporcionalmente Caxias do Sul tem um CC para cada 1,5 mil habitantes. No Governo Federal há um CC para cada 8,6 mil brasileiros.

Os números até poderiam passar desapercebidos e sem muita importância se não fosse a hipocrisia generalizada dos líderes do governo municipal ao criticar o número de cargos de confiança dos governos estaduais e federal e até o número de ministérios. Recentemente o vice prefeito, Antônio Feldmann criticou, no seu twitter, considerou uma fala do ex-presidente Lula, que dizia que o número de ministérios até poderia aumentar de "Blasfêmia, zombaria". Feldmann, obviamente sofre de um processo de crítica seletiva e esquece de olhar para o seu próprio governo.

Outro caso de mentiroso patológico ou de incompetência crônica vem o chefe de gabinete do Governo Alceu, Manoel Marrachinho, ele questionou os números apontados pelo IBGE e demonstrou que conhece muito pouco o governo que ele mesmo faz parte.

O número alarmante de CCs não é novidade na administração municipal. Nem a sua forma de preenchimento. Para garantir uma "ampla base de apoio" o governo Sartori contemplou cada novo partido que entrava na coligação com um CC. Durante a campanha eleitoral, em um jantar (que ficou muito famoso) o atual prefeito prometia um CC8 (no valor de mais de R$ 8 mil ao mês), no mínimo, para cada partido que lhe apoiasse (veja aqui).

Essa promessa foi cumprida e num levantamento em março desse ano haviam de 54 a 59 CCs 8 na prefeitura de Caxias do Sul (veja a lista). Uma boa parte dos partidos "aliados" são compostas apenas pelo seu "fundador" e por mais um pequeno grupo de pessoas, com a única intenção de garantir o emprego a um apadrinhado ou dois.

Outro dado apresentado pelo IBGE é de que há 893 estagiários trabalhando na prefeitura. Com um total de 9.217 servidores há um estagiário para cada 10 servidores. Demonstrando, muito claramente, que há muitos, mas muitos estagiários mesmo fazendo funções de servidores públicos. Ainda há o caso onde esses estágios são destinados a filhos, sobrinho, correligionários ou até netinhas de CC, como esse caso aqui que aconteceu no governo Sartori.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS