quarta-feira, 24 de julho de 2013

Curso de Cooperativas de Habitação em Caxias

Nunca esteve tão acessível, ao trabalhador, o sonho da casa própria. Desde a criação do programa Minha Casa, Minha Vida, em 2009, alcançou 2,5 milhões de famílias em abril desse ano. Porém um dos problemas do programa é a especulação das construtoras que transformaram o teto do programa em valor mínimo.

Com o objetivo de oportunizar que as pessoas possam adquirir moradia de qualidade por um preço justo a Cooperativa Habitacional Central do Brasil, Coohabras, estará realizando um curso que ensina como funcionam as cooperativas habitacionais autogestionárias.

O curso se destina a formação de Educadores Populares que terão o papel de auxiliar na construção das cooperativas, sendo cooperativados ou não. Não é necessário ser professor e/ou educador para participar do curso.

Nele serão discutidos:
  • Como funciona uma cooperativa autogestionária
  • Orientar pessoas a adquirirem moradia coletivamente
  • Formação pedagógica e técnica (sobre documentação, trâmites, financiamentos etc.)

O curso é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas até sexta feira, dia 26, pelo endereço suporte@coohabras.org.br. Os participantes receberão certiifcado se participarem dos quatro turnos. Deve-se trazer apenas material para anotações. Quem quiser almoçar no local o valor será de R$ 15,00 por almoço (bebida não está incluída).

Serviço:


Dias 27 e 28 de julho – sábado e domingo, manhã e tarde (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30)

Local do curso: Sede da UAB – União das Associações de Moradores de Bairros (Rua Luiz Antunes 80 – Bairro Panazzolo)

Realização: Coohabras

Apoio: DVN Comunicação, UAB – União das Associações de Moradores de Bairros de Caxias do Sul e Zarabatana Café Bar

A Coohabras incentiva e orienta a formação de cooperativas habitacionais autogestionárias em todo Brasil, e as reúne sistematicamente para trocarem experiências. Vem propondo e elaborando, junto ao Governo Federal, modalidades de financiamento adequado a elas. Participa da Unisol Brasil - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, e é parceira da ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

Abaixo veja um vídeo sobre sobre as cooperativas de Bento Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com