Curso de Cooperativas de Habitação em Caxias

Nunca esteve tão acessível, ao trabalhador, o sonho da casa própria. Desde a criação do programa Minha Casa, Minha Vida, em 2009, alcançou 2,5 milhões de famílias em abril desse ano. Porém um dos problemas do programa é a especulação das construtoras que transformaram o teto do programa em valor mínimo.

Com o objetivo de oportunizar que as pessoas possam adquirir moradia de qualidade por um preço justo a Cooperativa Habitacional Central do Brasil, Coohabras, estará realizando um curso que ensina como funcionam as cooperativas habitacionais autogestionárias.

O curso se destina a formação de Educadores Populares que terão o papel de auxiliar na construção das cooperativas, sendo cooperativados ou não. Não é necessário ser professor e/ou educador para participar do curso.

Nele serão discutidos:
  • Como funciona uma cooperativa autogestionária
  • Orientar pessoas a adquirirem moradia coletivamente
  • Formação pedagógica e técnica (sobre documentação, trâmites, financiamentos etc.)

O curso é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas até sexta feira, dia 26, pelo endereço suporte@coohabras.org.br. Os participantes receberão certiifcado se participarem dos quatro turnos. Deve-se trazer apenas material para anotações. Quem quiser almoçar no local o valor será de R$ 15,00 por almoço (bebida não está incluída).

Serviço:


Dias 27 e 28 de julho – sábado e domingo, manhã e tarde (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30)

Local do curso: Sede da UAB – União das Associações de Moradores de Bairros (Rua Luiz Antunes 80 – Bairro Panazzolo)

Realização: Coohabras

Apoio: DVN Comunicação, UAB – União das Associações de Moradores de Bairros de Caxias do Sul e Zarabatana Café Bar

A Coohabras incentiva e orienta a formação de cooperativas habitacionais autogestionárias em todo Brasil, e as reúne sistematicamente para trocarem experiências. Vem propondo e elaborando, junto ao Governo Federal, modalidades de financiamento adequado a elas. Participa da Unisol Brasil - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, e é parceira da ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

Abaixo veja um vídeo sobre sobre as cooperativas de Bento Gonçalves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS