Atualizado: Zona Azul será reajustada nessa segunda feira

Atualizado às 15h15min de 18/11

Foi confirmada uma informação chegou ao Polenta News de que o valor do estacionamento rotativo pago de Caxias do Sul, a chamada Zona Azul, será reajustada em 10%. Na verdade o valor do reajuste foi de 10,52%.  Esse reajuste aumentaria para R$ 2,20 por hora na área azul e R$ 1,10 por hora na área verde.

O novo sistema entrou em vigor em junho de 2012 quando o sistema mudou de nome e houve uma nova licitação, que a Rek Parking a mesma empresa que operava a Zona Azul, venceu. Além disso a Fundação de Assistência Social (FAS), que recebe parte dos recusos arrecadados, passou a receber menos recursos apesar dos caxienses pagarem mais (veja aqui).

O reajuste, se confirmado, será superior a inflação e foi decretado de forma bastante sigilosa. A falta de transparência não se limita a fixação dos valores. Há falta de informação, também, sobre os valores arrecadados e o destino dos recursos.

O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) decretou o reajuste na quinta-feira, véspera de feriado. Segundo o prefeito o Conselho Municipal de Trânsito foi consultado. Mas essa consulta deve ter sido muito silenciosa já que ninguém ficou sabendo. Outro ponto obscuro é o valor de cálculo, já que a empresa tem pouquíssimos insumos (é basicamente serviço humano de manutenção dos parquímetros e de fiscais), foi utilizado o IGPM que é um índice utilizado principalmente pelo setor industrial que utiliza muitos bens de consumo.

A falta de transparência é total e mais uma vez estamos pagando a conta.

Comentários

  1. Pior amigos, que num dia destes, quando estava estacionando na rua os 18 do forte, o funcionário da rek parque, quando fui pedir para ele trocar o dinheiro me disse: só deixe o pisca alerta ligado, não vou multar mais ninguém hoje,e ainda ele me confessou que tinha um talão de multas, dos agentes de transito da prefeitura e já tinha multado 07 naquela tarde, falou que ele preenchia as multas e depois vinha um fiscal e assinava e as vezes deixava algumas assinadas já.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS