Conexões Globais 2014 debate as mobilizações sociais na era digital

Nos dias 24 e 25 de janeiro, Porto Alegre será palco de um amplo diálogo entre os mais diferentes setores da sociedade em rede. A edição 2014 do Conexões Globais, que ocorre paralelamente ao Fórum Social Temático, reunirá ativistas, gestores públicos, comunicadores e ativistas dos mais diferentes movimentos sociais mundiais para discutir temas como democracia 2.0, Marco Civil da Internet, soberania na rede, cultura digital e mobilização social na era da internet. As atividades acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca.

Como nas edições anteriores, as atividades do Conexões Globais serão transmitidas ao vivo pela internet, com cobertura colaborativa via redes sociais e espaço para ampla participação de internautas. Além dos debatedores presenciais, cada um dos Diálogos Globaistraz também um webconferencista, que participará da discussão via web.

Entre os debatedores já confirmados estão o cientista político finlandês Teivo Teivainen, membro fundador do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e com vários livros publicados; Ahmet M. Ogut, engajado em lutas contra discriminação migratória e a gentrificação urbana de Istambul desde 1990; Bernardo Gutiérrez, jornalista e escritor, fundador da rede fundador da rede FuturaMedia.net e participante dos movimentos 15M; Bruno Torturra, jornalista e um dos principais porta-vozes da Mídia Ninja (Narrativas Independentes Jornalismo e Ação) e um dos articuladores do movimento Existe Amor em SP, integrante da Rede Pense Livre; Pablo Capilé, um dos principais articuladores da rede sociocultural Fora do Eixo e do NINJA – Narrativas Independentes de Jornalismo e Ação; o professor Sérgio Amadeu, ativista da liberdade na rede e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil; o pesquisador Fábio Malini, que atua na análise de redes sociais; o produtor do grupo Teatro Mágico, Gustavo Anitelli, um dos porta-vozes do MPB – Música para baixar, que trata do direito de baixar arquivos digitais pela internet; e a pesquisadora Ivana Bentes, da UFRJ, integrante da Rede Fórum de Mídia Livre e com várias pesquisas sobre comunicação, cultura e sociedade em rede. Todos eles trarão seu conhecimento para estimular amplas discussões sobre cultura colaborativa, soberania digital e os protestos auto organizados e interconectados no Brasil e no mundo.

Serão seis debates (três a cada dia), que acontecerão no Teatro Bruno Kiefer, sempre a partir das 14h. Entre os temas que serão discutidos no Conexões 2014, há amplo espaço para os protestos que movimentam vários lugares do mundo – e que agitaram o Brasil em junho do ano passado. Uma das mesas, “Três anos de Revoltas Interconectadas – de Túnis ao Brasil“, tratará justamente das interconexões entre as várias revoltas ao redor do mundo, enquanto o painel “As Jornadas de Junho e o Futuro da Democracia no Brasil” busca entender o que veio (e o que ainda virá) como resultado das multidões que foram à rua no país. Em apoio a essas discussões, “Tecnopolítica dos #ProtestosBR e um Enfoque Global” busca trazer à discussão o uso de ferramentas tecnológicas contemporâneas (como monitoramento, análise de dados e análise cartográfica dos protestos) no estudo dessas novas formas de organização social.

O Conexões Globais também terá espaço para uma das discussões mais importantes da atualidade: “Soberania Digital e vigilância na era da Internet“ trará, a partir das denúncias do analista de informação dos EUA Edward Snowden, um intenso debate sobre a vigilância promovida por governos e corporações sobre o cidadão em rede. A lógica desenvolvimentista e o modelo de privatização de espaços públicos também estão na mesa “Espaço público e sociedade em rede“. O diálogo sobre “Cultura de rede, colaborativa e digital” abordará os novos circuitos culturais colaborativos no Brasil, que utilizam a rede para difundir e ampliar a distribuição da megadiversidade cultural brasileira.

Além dos debates, oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso de novas mídias, produção e edição multimídia, utilização das ferramentas digitais e estratégias para mídias sociais serão realizadas simultaneamente.

Uma intensa programação de atividades culturais e artísticas, como shows musicais e exposição de artes visuais também estão na programação. O coletivo Defesa Pública da Alegria vai coordenar uma série de atividades culturais que ocupará a Travessa dos Cataventos, chamada de Travessa Viva.

No Conexões Culturais, músicos nacionais e internacionais ocuparão o palco do Teatro Carlos Carvalho e do Teatro Bruno Kiefer. Dentre eles, o multiartista uruguaio Dani Umpi, o som “afroprogressivo” do músico mineiro Babilak Bah, a cantora gaúcha radicada em São Paulo (e que há anos não toca em Porto Alegre) Laura Finocchiaro e os portoalegrenses Wander Wildner e a bandaApanhador Só.

Estudantes, jornalistas, ativistas da informação e comunicadores poderão ocupar a Agência de Comunicação Colaborativa – um espaço de trocas e construção coletiva de conteúdos como textos, fotos e vídeos. A ideia é estimular e valorizar a diversidade de opiniões e olhares sobre o evento. A Cobertura Colaborativa também terá um concurso, que vai premiar – com equipamentos tecnológicos que contribuam para a produção de conteúdo multimídia – os melhores vídeos, fotos e textos sobre o evento. O júri será composto por integrantes do governo e da sociedade civil.

Este ano, o Conexões Globais abre as portas para receber programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. O objetivo do Encontrão Hacker é desenvolver aplicativos inovadores que ampliem o acesso às informações e dados governamentais. A programação inclui CryptoParty, com dicas para proteger o seu computador e comunicações, e uma Maratona Hacker, destinada a quem busca criar ferramentas para uma sociedade cada vez mais democrática e uma circulação cada vez mais livre de informações.

A programação completa do evento será divulgada a partir do dia 20 de janeiro.

O Conexões Globais 2014 é realizado pela Associação Software Livre com apoio do Governo do Rio Grande do Sul e da Secretaria Geral da Presidência da República.


Serviço

Conexões Globais 2014

Webconferências, oficinas, shows musicais, atividades artísticas, encontrão hacker, agência de cobertura colaborativa

Dias 24 e 25 de janeiro de 2014, na Casa de Cultura Mario Quintana

Rua dos Andradas, 736 – Centro - Porto Alegre/RS

Horário: sempre a partir das 13h

Entrada Franca



Site: www.conexoesglobais.com.br

Facebook: http://bit.ly/FaceConexoesGlobais

Twitter: @conexoesglobais

Youtube: https://www.youtube.com/user/conexoesglobais

Instagram: instagram.com/conexoesglobais

Google +: https://plus.google.com/103429336625298786563/posts

Flickr: http://www.flickr.com/photos/conexoesglobais2013/



Inscrições para as oficinas: são gratuitas através de preenchimento de formulário no site. São 15 vagas por oficina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS