Instituto Federal iniciará as aulas em prédio próprio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) reiniciará às aulas, em fevereiro, em área própria. As obras, que se estenderam por 3 anos, serão entregues à comunidade em na metade de fevereiro. Existe a possibilidade da presidenta Dilma comparecer a inauguração aproveitando a vinda para a abertura da Festa da Uva.

O IFRS é a segunda instituição de ensino superior de Caxias do Sul. A primeira, a UERGS, criada no governo Olívio Dutra (PT), sofreu com o abandono e o descaso dos governos Rigotto (PMDB) e Yeda (PSDB). Recuperada, esse ano a UERGS voltará a oferecer vagas para curso superior (veja abaixo).

Hoje o IFRS tem 340 estudantes. Para esse ano haverão 290 novas vagas. O instituto está situado próximo as represas do Complexo Dal Bó, no bairro Fátima, e tem uma área de 30 mil m². Entre salas de aulas e laboratório a área construida é de 7 mil m². O investimento nas novas instalações custaram R$ 7 milhões.

A instalação do IFRS poderia ter atrasado ainda mais, ou nem saído, se dependesse da pouca vontade do poder público municipal. O prefeito José Ivo Sartori (PMDB) em 2007 destinou uma área considerada a segunda pior do estado. Com isso as instalações da unidade atrasariam ainda mais. Foi preciso muita boa vontade do governo federal para que a unidade saísse em Caxias do Sul. Ainda assim a prefeitura ofereceu outras duas áreas que não tinham condições para a construção do Instituto. Finalmente a prefeitura fez a doação da área onde as novas instalações foram concluídas.

Enquanto o poder publico, principalmente a Câmara de Vereadores, estavam mais interessados, ou em federalizar a UCS, ou em trazer uma extensão da UFRGS as obras do IFRS iam andando a passos lentos. Muito por culpa da empreiteira que venceu a licitação e não conseguia terminar a obra.

Agora é hora de celebrar o pleno funcionamento de duas faculdades públicas em Caxias do Sul.

Sisu oferecerá 171 mil vagas em universidades federais


O número de vagas em cursos superiores disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que terá as inscrições abertas de segunda-feira (6) até sexta-feira (10), será 33% maior em relação ao processo seletivo do início de 2013. A edição do primeiro semestre deste ano vai disponibilizar 171.756 vagas, um terço a mais em relação a janeiro do ano passado, quando foram abertas 129.279 vagas.

Também são maiores o número de instituições participantes (passou de 101 para 115) e o número de cursos oferecidos (de 3.751 para 4.731).

No Rio Grande do Sul são 12.062 vagas nas seguintes instituições: (destacado onde há vagas em Caxias do Sul)

UFCSPA - Fundação Universidade Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre
UNIPAMPA - Fundação Universidade Federal Do Pampa - Unipampa
IFRS - Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul IFFARROUPILHA - Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Farroupilha
IFSUL - Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Sul-Rio-Grandense
UERGS - Universidade Estadual Do Rio Grande Do Sul
UFPEL - Universidade Federal De Pelotas
UFSM - Universidade Federal De Santa Maria
FURG- Universidade Federal Do Rio Grande

Saiba como se inscrever acessando o site do Sisu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS