sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vereadores aderem ao lobby de menos segurança para os caxienses

Legislação estadual que dificultaria que situações como essa se repetisse
é questionada por vereadores caxienses
A Câmara de Vereadores se curvou ao lobby das construtoras e aprovou uma moção de repúdio a nova lei de proteção contra incêndio. Tanto a legislação estadual, aprovada esse ano, quanto a nacional que está tramitando no Câmara dos Deputados e no Senado, foram elaboradas depois da catástrofe que aconteceu na Boate Kiss, em Santa Maria.

As duas legislações endurecem as regras para licenciamento de empreendimentos comerciais. Antes da nova legislação uma licença provisória era obtida e o empreendimento funcionava, a exemplo da Kiss, sem nunca ter uma licença definitiva. Na maioria das vezes nada acontece, mas quando acontece...

As novas legislações foram amplamente debatidas com a população. No caso do Rio Grande do Sul houveram inúmeras audiências públicas e a lei foi aprovada por unanimidade. O que querem as construtoras e os empresários? Diminuir as normas de segurança. Como não puderam fazer isso na época, pois "pegaria mal" já que a situação de Santa Maria era recente, o movimento de contestação está sendo feito agora.

E 15 vereadores subscreveram a moção de repúdio e 16 votaram a favor. As justificativas para o documento são todas vagas como, por exemplo, um prejuízo a economia caxiense. Mais preocupados com contentar o empresariado, do que com a segurança de trabalhadores e da população, o grupo de vereadores caxienses entra no time daqueles que se renderam ao lobby. E, com certeza estarão de olho nas polpudas contribuições das construtoras para suas campanhas eleitorais.

E a população? Bom que todos torçamos que não aconteça mais nenhuma tragédia.

Veja abaixo que votou favorável a moção de repúdio e, obviamente, contra a segurança da população:


ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Ausente

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presidente

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não Votou

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Não Votou

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não Votou

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com