Sim, a bandeira de Cuba aparece no vídeo da música da Copa (oh!). E por que isso não tem qualquer importância?

Por Rodrigo Borges - Blog Esporte Fino

Deveria ser um evento banal, o lançamento do clipe da música oficial da Copa. Mas, opa!, tem uma bandeira de Cuba ali no vídeo. Pronto, motivo para mais uma tola teoria conspiratória.


Durante o vídeo, a bandeira cubana aparece algumas vezes. Cuba foi uma vez à Copa, em 1938, e não deve voltar a um Mundial tão cedo. Então por que não bolar teoria conspiratória, não é mesmo?

Nesta segunda-feira, na página do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) no Facebook, apareceu um frame do vídeo – onde se vê a bandeira cubana. A foto vem com uma pergunta: “Se Cuba não está na Copa… Porque sua bandeira está no clipe da Copa?”. Há um texto assinado por “Eduardo – Assessoria”:

Cuba, uma das piores seleções nas eliminatórias das Américas do Norte e Central (apenas 1 ponto em seis jogos, eliminada em último em seu grupo), aparece com destaque no clipe oficial da Copa, que conta com a cantora brasileira Claudia Leite, além do rapper Pitbull e da americana Jennifer Lopez. A bandeira cubana aparece sendo agitada por torcedores em quatro momentos do clipe.

Não é preciso muito esforço pra entender a relação que se pretende fazer com a postagem, ainda que não seja dito. Ler alguns dos mais de 21 mil comentários ajuda a entender o recado transmitido. Cuba, governo brasileiro, PT.

Acontece que basta olhar com atenção por poucos segundos para a imagem usada na postagem para ver que a bandeira de Cuba não é a única dentre os países que não jogarão a Copa. Ali, é possível identificar pelo menos mais seis: Bahamas, Dinamarca, Finlândia, Guatemala, Israel e Suécia. Em outros momentos do vídeo, há um grande número de bandeiras de países que não jogarão o Mundial: África do Sul, Bolívia, Djibuti, Escócia, Nicarágua, Omã, Panamá, Peru, República Dominicana, Somália, Trinidad e Tobago e Venezuela são alguns deles. Você pode achar vários outros.

É uma homenagem evidente a países que, na visão da Fifa, disputaram a Copa. As Eliminatórias são parte do Mundial. O que o Brasil receberá a partir do dia 12 de junho são as finais da Copa.

Pitbull, que interpreta a música oficial da Copa ao lado da americana Jennifer Lopez e da brasileira Claudia Leitte, nasceu em Miami, mas tem ascendência cubana. Habitualmente usa a bandeira de Cuba em vídeos e apresentações.

E que tal lembrar que a música oficial da Copa (assim como seu vídeo) não tem qualquer ligação com o governo brasileiro? A relação, no máximo, é com a Fifa. Será, então, que a Fifa está planejando um golpe comunista?

Talvez seja um bom tema para a próxima teoria da conspiração. A Fifa é comunista e, como disse no Facebook Ivan Capelli, o presidente da entidade se chama Joseph numa homenagem a Stallin.

Por favor, parem de falar merda.

Comentários

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS