A má vontade da mídia na cobertura da Copa do Mundo

Apesar de você estar sendo bombardeado de matérias sobre a Copa do Mundo, há uma evidente má vontade dos veículos da grande mídia em achar detalhes para tentar desmerecer o evento. Obviamente os mesmos veículos usam e abusam do evento para obterem lucros astronômicos com publicidade.

A má vontade chega ao ponto do mau jornalismo. Trazemos dois exemplos. Um nacional e outro local. O site UOL, da Folha de São Paulo, conseguiu a proeza de avaliar como o melhor estádio da copa até hoje um que não havia tido nenhum jogo.

Na pesquisa abaixo, o estádio com a melhor avaliação dos torcedores é a Arena da Baixada, em Curitiba, no Paraná, que só recebeu uma partida do mundial às 16 horas de hoje (segunda-feira). Até as 10h30, a arena recebia nota 9,6. O portal sonda itens como segurança, acesso ao estádio, comida, disponibilidade dos voluntários e sinal de celular.

Como é que os "internautas" ouvidos pelo UOL conseguiram opinar sobre algo que não viram? Algum internauta realmente foi ouvido? O erro é gritante e mostra como uma informação pode ser facilmente manipulada sem muito critério de confiabilidade. 

O exemplo local vem do Jornal Pioneiro (Burgueseiro como chamamos por aqui). Sua manchete em letras garrafais, ostenta:  "A Copa não começou". Uma referência, velada, ou não, ao movimento "Não vai ter Copa", apenas o Pioneiro conseguiu enxergar que a Copa não começou.  A cartola fala dos hotéis e a linha de apoio tenta dar sentido a essa esquizofrenia falando que sobraram vagas nos hoteis serranos. 

Parece que os editores do Pioneiro não leem o seu próprio jornal que há menos de 15 dias celebrava a lotação dos hotéis, principalmente os da região serrana. O Polenta News, inclusive, tratou desse tema em uma outra postagem (veja aqui).

Cada vez mais se tornam espaços de desinformação os jornalões veem sua influência, e suas vendagens, despencando ano após ano. Também como confiar em um veículo que acha que você é idiota todo o dia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS