Já se passaram 600 dias e o Marrecas continua sem utilidade

Da inauguração até hoje já passaram 600 dias! E até hoje nenhuma gota de água, vinda do Marrecas chegou as torneiras dos caxienses. Por ironia a vazão da barragem se dá pelo lado errado por conta dos inúmeros vazamentos que a represa tem.

Construída na correria para ser usada na campanha eleitoral as falhas do projeto são cada dia mais evidentes. Os vazamentos já foram periciados e uma empresa será contratada para resolvê-los. As bombas que levariam a água até a estação de tratamento não suportam a pressão extra que é gerada pelo aumento da coluna de água, definida depois do projeto pronto. Novas bombas, que suportam pressões maiores, terão que ser adquiridas.

Mesmo chegando na estação de tratamento e sendo distribuída a água do Marrecas chegaria a menos de 10% dos caxienses. Para usar a capacidade total ainda será necessário um investimento de R$ 25 milhões, que será feito via PAC, do governo federal e irá levar água para a Zona Norte de Caxias.

Para a sorte dos caxienses o governo Sartori (PMDB) fez apenas terrorismo midiático para que a obra pudesse ser utilizada durante a campanha municipal. Sartori e seu presidente do Samae, o Caberlon, diziam que Caxias teria racionamento de água, em 2013 se o Marrecas não ficasse pronto. Passou 2013 e 2014 e nem sinal de racionamento. Virá 2015 e 2016 e também não haverá racionamento. O que transforma a história contada por Sartori uma das maiores mentiras já ditas em Caxias do Sul.

Se o Marrecas não distribuiu água, na outra ponta o Samae perde metade da água tratada. O índice que já chegou a ser de 55% está agora em 50%, a média brasileira é de 40% e o máximo aceitável internacionalmente é de 30%. Para o Samae a maior parte do desperdício é por roubo de água e problemas com os hidrômetros é a justificativa para tamanho desperdício.

O Samae estima que 50 mil, das 125 mil ligações de água está com problemas e realiza 1.500 trocas de hidrômetros por mês. Isso faz com que pagava valores baixíssimos passa a pagar o valor correto. Essa atitude parece ser nova, mas...

Há mais de 10 anos atrás o ex diretor presidente do Samae, Maeth Boff, iniciou um programa para substituição de todos os hidrômetros defeituosos de Caxias do Sul. A reação foi violenta. A oposição ao governo Pepe Vargas (PT), na época, do PMDB, conseguiu até fazer uma CPI sobre o caso. Se não houvesse a politização do programa, Caxias poderiam ter elevado a vida útil do seus sistema de barragens em mais de 15 anos e não teria gastado R$ 400 milhões na construção de uma represa que há 600 dias ainda não distribuiu nenhuma gota de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS