Motoristas desrepeitam mudanças das vias do Centro

Conversão irregular. Motorista simplesmente ignorou sinalização
Há um mês, quando iniciou a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, SIM, o Polenta News alertou para uma das grandes dificuldades para o sucesso do projeto, os motoristas caxienses (veja aqui). Naquela postagem escrevemos: "Para ser realmente efetiva serão necessários superar dois desafios. O primeiro é cultural. Será necessário convencer os motoristas caxienses a respeitarem o espaço dos ônibus, ter que caminhar um pouco mais para estacionar e dar uma volta maior para chegar na porta de casa". 

Dito e feito. A reportagem do Pioneiro de hoje mostra exatamente isso. O desrespeito às restrições de conversões é tão grande que nem placas, cones e fiscais de trânsito conseguem coibir os motoristas.

Um fiscal de trânsito, ouvida pela reportagem enquanto ponderava sobre as reclamações de uma motorista que estava sendo multada disse: "Quando tem placa de trânsito e fiscal orientando no mesmo lugar significa que um dos dois está sobrando". Ele tem razão, a fiscalização de trânsito deveria auxiliar em momentos onde a sinalização não é efetiva, como em momentos de muito movimento e não ficar cuidando de maus motoristas. 

O sistema só terá efeito se os motoristas não cruzarem a faixa de ônibus. Isso é fundamental. Cada carro que entra na faixa exclusiva atrapalha o trânsito dos coletivos e, consequentemente, diminui a eficiência dos mesmos.

Mudar anos de cultura carrocentrista é realmente muito complicado. Só esperamos que o governo municipal não ceda às pressões e volte atrás no projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS