segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Veja como, sorrateiramente, a mídia distorce as informações durante a campanha eleitoral

O jornalista Samir Oliveira que já trabalhou no Jornal do Comércio e no Sul 21 analisou quatro capas do Pioneiro, em quatro momentos importantes da eleição desse ano: A visita de 4 personalidades nacionais e suas respectivas atividades de campanha e como o maior diário de Caxias tratou o assunto em seu jornal. 

O Polenta News já havia feito uma observação semelhante onde questionava os critérios que o Pioneiro iria, ou estava utilizando, para a cobertura da campanha eleitoral (veja aqui).

Reunidas, as quatro capas mostram bem como a informação é manipulada pela imprensa. Acompanhe o raciocínio de Samir.
O Pioneiro, da RBS, no dia seguinte à realização dos maiores atos de campanha do PSOL, do PT, do PSB e do PSDB na cidade. Vejam o tamanho da peça publicitária destinada à candidatura tucana [não apenas pelo tamanho, mas pelo conteúdo da manchete].
No dia 11 de setembro, um dia depois do ato de campanha de Luciana Genro (PSOL) na cidade - manchete da capa: "MP investiga excessos em clínica psiquiátrica em Caxias", sem qualquer menção à Luciana na capa (foto 01).
Foto 01

Dia 29 de setembro, um dia após o comício com Tarso (PT) e Lula (PT) em Caxias - manchete de capa: "Médico deve atender em 2 horas", com uma foto pequena do comício manchete menor dizendo "Lula defende política econômica de Dilma" (foto 02).

Foto 02


Dia 5 de setembro, um dia após visita de Marina Silva (PSB) à cidade - foto principal e manchete: "em Caxias, Marina diz que Brasil vive crise de confiança" (foto 03).

Foto 03

No dia 26 de setembro, um dia após visita de Aécio Neves à cidade - foto principal e a seguinte publicidade, digo, manchete: "COMO AÉCIO NEVES PRETENDE FORTALECER AS INDÚSTRIAS" (foto 04).

Foto 04

E há quem diga que a mídia é isenta.

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