Trabalho 10: Fecha um dos mais importantes programas sociais de Caxias do Sul

Em dezembro de 2014, após formar mais de 11 mil pessoas, o Trabalho 10 fecha suas portas. Os
Formatura Trabalho 10
motivos são um tanto quanto obscuros e parece que não há entidades na cidade que topem levar o programa adiante.

Lançado em 2002, ainda no Governo Pepe Vargas (PT), o Trabalho 10 possuía, no início, ligação com o Programa Fome Zero do Governo Federal.

O Programa tem por objetivo dar formação profissional a pessoas carentes, e é exemplo de assistência social não paternalista. Ao longo de 12 anos de existência, foram oferecidos diversos cursos, como cabeleireiro, manicure, LID e metrologia, panificação, confeitaria, informática e garçom, dando a milhares de pessoas mais uma chance de se reerguer de um sistema que achata os pobres e não oferece a tão propagada igualdade de oportunidades.


A Prefeitura, que sempre faturou em cima da entidade, apresentando-a como uma façanha dos Governos Sartori (o programa apareceu na propaganda eleitoral do PMDB ao Governo estadual) e Alceu, agora não move uma palha para que sejam mantidos os trabalhos. É muito mais fácil colher os louros de um programa de sucesso, do que achar uma saída.

Prefeitura se adonou do programa e nada fez para mantê-lo
A partir de 2015, Caxias perde, a sociedade perde. Milhares de pessoas que seriam empoderadas e emancipadas, agora terão que buscar a iniciativa privada para ter uma formação profissional seriada e economicista. Um dano irreparável.

Importante registrar também que, devido a dívidas, está fechando as portas o Programa Fonte de Apoio, que atendia presidiários e no último ano estava direcionado ao atendimento de idosos.

E assim a assistência social do município, que em sua maioria é promovida por ONG's e trabalhos voluntários, vai despencando ladeira abaixo. Por quanto tempo ainda a FAS vai se escorar no voluntariado?

Comentários

  1. Na região do Bairro Beltrão de Queiroz fechou o N.Sra. da Paz, que vinha desde 1979 atendendo crianças e adolescentes da região conhecida como Zona do Cemitério. Chegou a ter mais de 300 atendimentos no turno inverso da escola. Este é um dos motivos da violência ter crescido de forma exponencial naquela região. Lamentável para todos os moradores de Caxias, mas em especial para aquelas crianças e adolescentes de 06 a 14 anos que eram atendidos carinhosamente e com tanta qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Bem colocado, Vanderlei. Dia a dia a assistência social tem mais perdas. O orçamento da FAS é ínfimo e há muito tempo não se apresentam projetos inovadores na cidade. Apenas tapa-buracos.

    ResponderExcluir
  3. É o que o povo de Caxias, em sua maioria, merece. Por escolher gente desse tipo para lhes governar.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito triste com esta noticia, pois é pelo Trabalho Dez que eu estou fazendo o curso de informática e gostaria de continuar me profissionalizando cada vez mais em outros cursos . O Trabalho Dez auxilia muitas pessoas que precisam de ajuda para ter um trabalho melhor apendendo cada ver mais. Gostaria de pedir ajuda aos governantes para lutar junto com a gente para que o Trabalho Dez não feche.

    ResponderExcluir
  5. Sabemos que, o projeto Trabalho Dez, tem levado jovens e adultos rumo ao conhecimento e formação profissional. Com a notícia do fechamento, muitas pessoas que gostariam de se qualificar, não terão mais esta chance. Lamentável saber que o que fez parte da minha história, e tornou-se como uma família para mim irá desmoronar. Professores maravilhosos. Nunca terei outros como estes. Sempre apoiando, incentivando. É com muita tristeza que escrevo este comentário. Desejo seriamente que o governo zele por este projeto e não deixe morrer.

    ResponderExcluir
  6. Parece dramático dizer: Resgates de vidas, SIM o que o trabalho dez fez comigo e faz com muitos colegas é resgatar nossas auto estima, mostrar que apesar dos nossos medos, podemos vencer e aprender, por isso digo: Minha professora Márcia e o trabalho dez fizeram o que à muito tempo eu precisava e não tinha encontrado, foi aqui neste lugar onde encontrei incentivo, onde vi que podia continuar à sonhar e realizar.
    Foi aqui que aprendi a aceitar as diferenças, palavras como: “Sei um pouco” ou “Não sei nada profe!” eram comuns e era bem assim que eu me sentia. Tinha medo do computador, nos primeiros dias de aula. Sentia-me desconectada do mundo. Hoje falo com meus filhos (um mora em outra cidade), não importa à distância ou o horário, fiz novos amigos e procurei velhos conhecidos no Face.
    Descobri que posso mandar mensagens de apoio para outras pessoas lerem, fazer o bem através das palavras.
    Por favor, eu digo: Não fechem essa porta de oportunidades, muitos ficarão sem se beneficiar!!!
    Não tem sentido terminar algo que está fazendo bem para tantas pessoas, e aí eu te pergunto, isso é ou não é RESGATAR VIDAS?...

    ResponderExcluir
  7. Trabalho 10
    Meu nome é Lucas Vinicius Amadei eu tenho 16 anos fui convidado para fazer curso no trabalho 10 por um vizinho, o trabalho 10 é uma muito legal. É um lugar que ajuda a inserir as pessoas no mercado de trabalho.
    Quando o trabalho 10 fechar vai ser uma perda muito grande porque muitas pessoas sairão prejudicadas, o projeto não deveria ser fechado porque é um projeto que além de ensinar também tem aproxima as pessoas independentemente de sua religião, classe social, sexo, raça ideologia política.....
    Em nosso dia a dia vemos pessoas que não conseguem entrar no mercado de trabalho por não possuir um curso e por causa de sua situação financeira mas o trabalho 10 é um lugar que disponibiliza estes cursos de assim ajuda muitas pessoas a melhoraram a suas vida.
    O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo.
    Helen Keller

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Trabalho 10
    Todos os dias vemos pessoas sem conseguir um emprego descente, pois não tem condições suficiente para fazer um curso que os permita ter uma carrera de sucesso ou que pelo menos possa ter uma emprego digno para sustentar suas famílias.
    O projeto “TRABALHO 10” nos possibilita essa oportunidade para que possamos ter um currículo a nossa altura, mas ficamos sabendo que por algum motivo este projeto que tanto ajuda pessoas irá fechar suas portas.
    Diante desta declaração venho vos falar que sentirei muito por pessoas que não terão mais chances, como a que eu tive de conseguir me formar, em um curso que me dará uma grande chance de alcançar meus objetivos, seja pelos conhecimentos adquiridos ou pelo fato de melhorar meu currículo.

    ResponderExcluir
  10. Trabalho dez
    Primeiramente acho esse projeto uma grande ideia, um projeto que ajudou muitas pessoas e beneficiou também.
    O Trabalho dez é importante pra varias pessoas que fizeram seus cursos e chegaram em seus objetivos. Pelo que vejo, esse projeto é uma boa, muitas pessoas se beneficiam dele.
    O trabalho dez é um lugar de cursos e aprendizagem bom para a sociedade.
    Quando fiquei sabendo que iria terminar o trabalho, penso que terminando muitas pessoas não vão ter mais esse beneficio importante para a vida profissional e social.
    Jonatan.

    ResponderExcluir
  11. Trabalho 10
    E a primeira vez que participo deste tipo de curso, porém o trabalho dez é muito legal. Se tiver outro curso venho de novo.
    Estou triste porque soube que vai fechar. Não podemos deixar que isso aconteça, pois precisamos deste projeto, afinal faz bem a muita gente.
    Este projeto que me ajudou já formou varias pessoas carentes, pessoas com mais idade que precisam aprender e não tem condições de pagar.

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei triste em saber que o trabalho dez vai acabar, pois esse projeto ajuda muitas pessoas a ingressar no mercado de trabalho, e também, ajuda na vida pessoal de muitas pessoas.
    Aqui eu aprendi muito, tive conhecimentos de informática, aqui é um lugar que ajuda qualquer pessoa, de qualquer idade porque o conhecimento vale para todos, a igualdade também, sem favorecimentos a ninguém basta ter vontade de progredir na vida e profissionalmente.
    É uma pena que o TRABALHO DEZ vai acabar, eu estava pensando em fazer outro curso aqui no ano que vem, aqui é um lugar que você se sente bem e pretende voltar.
    TRABALHO DEZ NÃO PODE ACABAR.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Eduardo Castelaci Ribeiro
    Tenho 40 anos de idade sou Caxiense nato e pela primeira vez
    me senti motivado a conhecer e aprender informática e a acessar a intermete.
    Foi em uma conversa entre amigos que havia o curso gratuito
    feito pelo projeto trabalho 10.
    Como diversos outros cursos Capacitando pessoas de classe
    social de rendas mais baixa a ter acesso a cursos de qualidade nos qualificando
    e preparando para o mercado de trabalho.
    Eu trabalho como repositor e atendente em um supermercado em
    uma vaga para pcd.
    Tinha muita vontade de aprender, mas não sabia nem ligar o
    computador.
    Veja Só o tamanho do texto que eu fiz, estou cada vez mais motivado e encantado com esse novo
    conhecimento.
    Mas ao mesmo tempo me sinto muito
    triste e preocupado com a notícia que seriam as ultimas aulas do projeto trabalho
    10 pois estaria fechando e acabando com a oportunidade de qualificação social e financeira de muitos jovens,
    senhores e senhoras motivados pelo crescimento e desenvolvimento de nossa
    cidade.
    Espero que dessa vez a frase que
    diz tudo que é bom dura pouco seja mentira.
    E que o 10 vire 100 anos 100 obstáculos
    100 o fim.

    ResponderExcluir
  14. Trabalho Dez é necessário que continue esse projeto de ajuda a classe pobre para maiores chances no mercado de trabalho. 12 anos desse projeto não pode acabar assim, torço para que voltem atrás e abram as portas de novo para os profissionais do amanhã.
    Um salve para os professores.

    ResponderExcluir
  15. Hoje ao chegar no curso, Trabalho 10 me senti muito triste com a notícia que recebi, o trabalho 10 vai fechar suas portas. Fiquei a pensar como poderia um projeto que auxilia tantos jovens e adultos terminar. Onde eu assim como diversas pessoas poderá ter uma formação profissionalizante, na qual ajudou na procura do primeiro emprego ou até mesmo na vida profissional. Um Projeto como esse não deveria terminar suas atividades e sim olhar com carinho a todos os alunos que vem se dedicando esses anos. Gostaria de parabenizar toda a equipe do Trabalho 10 onde fui muito bem acolhida e aceita por todos. Parabéns Pelo trabalho e dedicação de todos!!! — se sentindo triste com Márcia Ribeiro Paganella.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Vamos levantar a cabeça, nos unir e lutar, apelamos aos responsáveis por esse projeto para que não o deixem terminar!!!
    Para mim foi um achado ter descoberto esse projeto, onde nos é possível aprender com qualidade, aqui temos acesso a excelentes profissionais. Porém hoje fiquei muito triste ao saber que o Trabalho Dez esta fechando as portas, pois daqui saem pessoas com ótima formação profissional, aptas para ingressar no mercado de trabalho em suas respectivas funções.
    Aqui nos é oferecido vários cursos onde não só nos é ensinado o ofício da profissão assim como também aprendemos a conviver, a compartilhar conhecimento, a interagir, a refletir sobre a vida, a ter senso crítico expondo nossa opinião sobre diversos assuntos.
    Agradeço a prof. Márcia e a coordenadora Marlise Travi pelo empenho,esforço e dedicação à frente do projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS