O dia em que o Pioneiro copiou o Sensacionalista

O Blog Sensacionalista tem como mote "um jornal isento de verdade". Com via humorística, engana muitas vezes as pessoas com suas manchetes cheias de ironia. O que algumas vezes acontece é que manchetes de veículos "sérios" acabam imitando o blog humorístico. 

Hoje o Pioneiro foi para esse viés.

Em uma manchete, retratada na fotografia, afirma em termos bombásticos:

"Demissões e crise ampliam a fome em Caxias do Sul"

Ao ler a matéria é quase impossível justificar a manchete.

A reportagem baseia-se em alguns dados da FAS, Fundação de Assistência Social, que diz que são distribuídas 600 cestas básicas por mês e que esse número seria insuficiente e seriam necessárias 800. Ai surge o primeiro número mágico "um terço a mais". É um terço sim, mas são 200 a mais apenas. Não houve um aumento de 30% do número de pobres em Caxias do Sul.

Em outro momento aparece a informação de que o Núcleo de Capacitação do Cânyon serve 374 refeições diárias, "o que representa um quinto a mais", ou seja, 20%. Também não é 20% de toda a população é 63 a mais por dia.

Obviamente não vamos desmerecer a situação, que existe, de pessoas que precisam de apoio institucional, para resolver situações de acesso a condições básicas de vida, por isso que é importante ações como banco de alimentos, bolsa família, etc.

O que não pode é espalhar exageros achando que isso é notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mauro Pereira, fiel escudeiro de Eduardo Cunha na Câmara de Deputados

É um absurdo: Lasier Martins arranjou emprego para a namorada na Assembleia Legislativa

TV Caxias terá bens leiloados