Che Vive !

Segundo as palavras de Sartre"o homem mais completo do século XX", Ernesto Rafael Guevara de La Serna, nasceu em 14 de junho de 1928 em Rosário na Argentina. Che Guevara, como ficou mundialmente conhecido, teve sua infância marcada pela doença respiratória "asma". Em sua adolescência, teve os primeiros contatos com a literatura socialista, através de autores como Marx, Engels e Lênin. Em 1951, viajou pelo interior América do Sul e teve contato com a situação sofrida do povo latino americano e a opressão que o sistema capitalista impunha aos aos mais pobres. Seu caráter solidário e sensível é retratado no filme Diários de Motocicleta em que ele e seu amigo Alberto Granado visitam e levam seus conhecimentos a mineiros, povos indígenas e leprosários escondidos em lugares remotos da América Latina. 

Em 1953, forma-se em medicina na Colombia, volta a Argentina e dedica-se a luta política, nesse período casa-se com Hilda Gadea, com quem tem sua primeira filha, Hildita. 

Logo em 1954, em mais uma de suas viagens pelo interior da América Latina, conhece no México Raul Castro e posteriormente o irmão Fidel. Juntos, em 1957 desembarcam na Ilha de Cuba nas montanhas de Sierra Maestra dando inicio a Revolução Cubana. Nesse período Cuba vivia um governo ditatorial de Fulgêncio Batista que aliado aos EUA exploravam o povo cubano com cassinos, jogatinas, rotas de tráfico, prostituição e opressão dos cubanos e cubanas. 

Somente em 1959 a guerrilha tem sua vitória. Che, Fidel, Camilo e outros heróis da revolução cubana tomam o poder em Havana e iniciam um governo socialista na ilha. 

Che ocupou diversos cargos no governo revolucionário como presidente do Banco Central, embaixador e Minstro da Indústria.

Sua concepção ideológica internacionalista de luta pelo socialismo e libertação do povo oprimido faz com que inicie guerrilhas em outros países. Primeiramente no continente africano, no Congo, onde a guerrilha fracassa. Che então resolve iniciar outra tentativa, agora na Bolívia. Em 9 de outubro 1967, é assassinado pela CIA e o exército Boliviano aos 39 anos de idade.

Che Guevara é um dos maiores símbolos e referência de resistência da esquerda mundial.Ontem, dia 14/06, Che Guevara estaria de aniversário... Viva Che!

Algumas obras de Che Guevara:
- De moto pela América do Sul,
- A Guerra de Guerrilhas,
- O diário do Che na Bolívia,
- Episódios da Guerra Revolucionária,
- Passagens da Guerra Revolucionária: Congo,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS