Relator reconhece vazamentos de informações da Lava Jato


No mesmo dia que o multimilionário Andrés Esteves foi preso o ministro do STF Teori Zavascki, que é relator da Operação Lava Jato afirmou que há "um perigoso canal de vazamento que beneficia poderosos".

"Vem à tona a grave revelação de que André Esteves tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava Jato que municia pessoas em posição de poder com informações de complexo interrogatório", disso o ministro.

Há muito tempo se afirma que pedaços dos acordos de delação são repassados para a imprensa, que distorcem o conteúdo e promovem grandes estardalhaços midiáticos, Mas essa é a primeira vez que um integrante da alta corte da justiça admite isso.

O documento em posse de Esteves tinha inclusive anotações manuscritas de Cerveró. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anotou que o fato "revela a existência de perigoso canal de vazamento, cuja amplitude não se conhece".

Com essas afirmações crescem desconfianças de que autoridades com acesso privilegiado à investigação revelem ilegalmente os dados sigilosos a investigados e outros interessados. Elas se somam às acusações de que policiais instalaram grampos ilegais em departamentos da própria Polícia Federal. Tudo isso desmonta a aparência "heroica" da operação Lava Jato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS