Ciclofaixa em Caxias do Sul: ineficiente, perigosa e marketing puro
![]() |
Foto: Nilson Farias |
O primeiro grande problema é a falta de regularidade. Ela só existira no primeiro e terceiro domingo de cada mês. Então você poderá "utilizar" a ciclofaixa somente em datas marcadas. Fora desses dias, apesar da pintura no asfalto, há um risco, real e eminente, de um acidente de trânsito.
Outra questão é justamente o trânsito. A escolha do local, Perimetral Norte, um via de muito movimento e que foi feita para ser uma via rápida, ou seja, os carros imprimem um velocidade maior do que no centro da cidade. Torna o local perigoso. Mais do que colocar apenas os cones e a pintura no asfalto, é necessário que haja um acompanhamento muito grande, por parte da Secretária de Trânsito, para evitar que acidentes aconteçam.
A localização também deixa muito a desejar. Não foi escolhido uma via que ficasse próximo a um parque ou a algum local de lazer. Simplesmente se escolheu um local onde ninguém vai, nem a pé, nem de bicicleta. A ciclofaixa é uma via que leva o nada a lugar nenhum. Servirá somente para as pessoas darem voltas ao redor do canteiro.
Outra questão é o conceito. Essa é uma ciclofaixa que ser utilizada apenas 2 vezes por mês, no máximo 4. Se alguém deseja se deslocar pela cidade usando bicicleta ainda tem que dividir espaço entre os carros.
A conclusão que se chega é que a tal ciclofaixa foi projetada por pessoas que não andam de bicicleta. É inclusive o que atestam os ciclistas caxienses. Pelo Facebook pode se ver uma série de reclamações sobre o projeto apresentado pela prefeitura. Leandro Santos diz: "Acho que a ideia da ciclofaixa não é aumentar o número de bikes na cidade, e sim, subtrai-las...que perigo para os ciclistas...". Opinião semelhante é compartilhada pela ciclista Anahi Fros, "Terei medo de andar de bicicleta. Ou fizeram para meia dúzia de ciclistas de final de semana com status utilizarem?".
Ao que tudo parece essa é uma obra que existe apenas para constar e para cortar uma fita de inauguração. A outra ciclovia, ou ciclofaixa, que foi inaugurada na Atílio Andreazza e tem menos de 1 ano já conta com alto grau de deteriorização. Como não há manutenção o cascalho e a terra tomaram conta da via dificultando quem a utiliza, com uma bicicleta.
1- parabéns para o engenheiro da prefeitura e parabéns para o responsável q aprovou a ''obra''.2- cxs é uma cidade difícil para bicicletas,pelo motivo de ter muitas ladeiras.3- o transporte coletivo é muito caro e demorado e não é só em cxs.5- o q tem ser investido,é o transito no centro da cidade q está um caus.6- se ciclovias são feitas para reduzir o aquecimento global,ele não existe,o aquecimento global é um farsa,pois enquanto os cientistas que levantam essa hipótese andam de carrão e moram em mansões (vivem no conforto) o povo se preocupa em ser sustentáveis (vivem sem conforto).
ResponderExcluirObrigada pela menção. Perfeita a análise, a melhor que li até agora. Aumenta minha curiosidade de saber quem escreve por aqui...
ResponderExcluir