Secretária da Saúde admite que não investe tanto quanto propagandeiam
![]() |
Audiências quase secretas para divulgar informações muito relevantes |
Na matéria que publicamos em 15 de junho (leia aqui) sobre uma declaração dada pelo vereador Gustavo Toigo (PDT) que a Secretária da Saúde aplicava mais de 20% na área. Na época desmontamos esse argumento com base nos dados oficiais retirados do Portal Transparência, que aponta que a Prefeitura de Caxias do Sul investia 11,2% de recursos próprios em Saúde.
Agora o Diretor da secretaria confirma nossa tese e admite que, no primeiro semestre foram investidos R$ 57 milhões. Deste valor 52% é de origem municipal e 45% são verbas federais e quase 3% são do governo do Estado.
Na parte que cabe a prefeitura Adriano informa que 76% é gasto com pagamento de pessoal. Esse na verdade é o principal problema de Caxias do Sul na área da saúde: a péssima gestão de recursos humanos da pasta. As principais reclamações da população é na ausência de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde e no Postão. Além da longa espera por exames.
A parte que cabe o governo federal é destinada, principalmente, para o atendimento hospitalar e ambulatorial (inclue-se aí o Programa Saúde da Família). A parte do governo do Estado tem como principal destino o Hospital Geral.
Adriano disse que vem tentando mais verba do Governo do Estado porém parece que está havendo uma incapacidade de enquadrar Caxias na transferência de recursos. Além do HG, o outro aporte grande de recursos que veio, do governo do Estado para Caxias, foi para o aumento do número de leitos de UTI e foi via emenda parlamentar.
Cabe ressaltar, também, que o governo do estado teve diminuído, por muitos anos, os investimentos em saúde e só agora está ampliando o valor gasto (veja aqui).
Como vemos a propaganda feita pelo governo Sartori não se sustenta na apresentação dos números. Porém essa informação você não lerá na grande imprensa caxiense. Os veículos que publicaram a notícia deram destaque ao valor e não a divisão dos recursos. Para eles era mais importante a propaganda do que o fato.
Comentários
Postar um comentário
Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com