A mídia e Gilmar Mendes pedirão desculpas a Lula?

O Ministério Público Federal pediu à Justiça do Distrito Federal, nesta quarta-feira, o arquivamento de investigação aberta para apurar se houve conduta criminosa do ex-presidente Lula durante uma conversa ocorrida com o ministro do STF Gilmar Mendes. Partes do diálogo foram relatadas pela revista Veja, com a versão, confirmada depois pelo ministro de que Lula teria feito pressão, em maio, para tentar adiar o julgamento do "mensalão".

O pedido de investigação foi feito por parlamentares do PSDB, DEM, PPS e PSOL (que turma, eihn), que acusavam Lula de cometer "crimes de coação no curso do processo, tráfico de influência e corrupção ativa".

O Ministério Público, porém, não detectou um pedido específico de Lula a Mendes para atrasar o julgamento do caso. Durante o processo investigatório, o Ministério Público enviou dois pedidos de informação a Gilmar Mendes com questionamentos sobre o episódio. O ministro, porém, não respondeu.

Um professor de jornalismo da UFRGS me disse uma vez que o conteúdo da Veja era irrelevante o importante para toda a mídia é a sua capa. A mídia reproduz uma capa da Veja a exaustão e fez isso com essa conversa que foi deturpada, e quem diz isso foi o próprio Ministério Público Federal.

A revista criou uma história que não existiu, Gilmar Mendes confirmou a invenção, mas quando ele poderia ser responsabilizado (mentindo numa investigação), ele preferiu o silêncio. O estrago da irresponsabilidade desse folhetim já foi feito. E agora Veja? E agora Gilmar Mendes? Haverá um pedido de desculpas aos brasileiros pelas mentiras publicadas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nepotismo em Santa Lúcia do Piaí

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Trabalho 10: Fecha um dos mais importantes programas sociais de Caxias do Sul