Tentativa de Fortunatti em "privatizar" Fórum Social Mundial resulta em fracasso
![]() |
Fórum Social 'Fake' só reuniu militância paga |
O Fórum Social Mundial Temático sofreu duras criticas por parte de movimentos sociais como a CUT, Marcha Mundial de Mulheres (MMM) e setores do movimento popular. A principal reclamação era a descaracterização do Fórum. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT), institucionalizou, em lei a realização do Fórum. Todo o ano, queiram ou não os movimentos sociais, haverá um Fórum Social Mundial bancado pela prefeitura. Outro fator foi a inclusão de entidades que são até contrárias com os princípios do Fórum. Maçonaria, entidades empresariais e organizações de direita estavam fazendo parte, com privilêgios da organização. Essa descaracterização, segundo as entidades, fere mortalmente o espírito do Fórum que é, justamente, a organização pelos movimentos sociais e pela sociedade cívil.
Como a sociedade cívil estava escanteada da organização do Fórum a CUT, MMM, entre outras entidades se retiraram da organização do Fórum e não participaram das atividades. Resultado: Sem o movimento social combativo não sobrou ninguém para participar das atividades.
Do movimento sindical sobrou as centrais reconhecidamente de direita como a Força Sindical, a CGT e a Nova Central Sindical, que privilegiam acordos com os patrões em detrimento da conquista de direitos dos trabalhadores. Também ficou a CTB, do PCdoB, que comumentemente muda de lado para ficar mais alinhada com o poder, como podemos ver em Caxias do Sul.
O esvaziamento do movimento social real pode ser percebido na tradicional Marcha de Abertura do Fórum. A foto que ilustra essa postagem mostra praticamente toda a Marcha. O número de participantes foi reduzidíssimo e limitado a quem carregava bandeiras da Força Sindical e da CTB. O Correio do Povo apurou que cada particpante da marcha recebia cerca de R$ 20,00 para estar lá. A diversidade dos movimentos, a heterogenidade de pautas, foi substituida por carregadores de bandeira pagos.
Infelizmente alguns grupos que se dizem defensores de uma nova forma de organização cairam no "canto da sereia" e embarcaram no barco furado do Fórum Privatizado. O esvaziamento do evento, porém não é motivo de comemoração e sim de reflexão. Muito dinheiro público, seja da prefeitura, seja dos sindicatos, seja dos movimentos, foi gasto para a realização desse evento que foi um retumbante fracasso. Alguém será responsabilizado pelo mal uso do dinheiro público?
Outra reflexão é de quem ficou claro quem tem capacidade real de mobilização. Uma coisa é dirigir sindicato, controlar a máquina burocrática, outra coisa e liderar os trabalhadores, é conscientizar a população, fazê-la protagonista.
http://anacarolinapontolivre.wordpress.com/2013/01/27/o-triste-fim-do-desfile-de-abertura-do-forum-social-tematico-de-2013/
ResponderExcluirSegue...