Uma Rainha republicana?
![]() |
Precisamos ter rainha e princesas em pleno século XXI? |
Afinal, por qual motivo se escolhe a Rainha da Festa da Uva (ou de qualquer outra coisa)?
Longe de ser um resquício dos tempos da monarquia a Rainha e Princesas de uma festa tem como principal justificativa criar um espaço para as mulheres participarem da festa e SÓ ESSE ESPAÇO. Em qualquer comitiva de divulgação desses eventos você verá sempre junto as "soberanas" os organizadores, todos homens.
A Festa da Uva não é diferente. A comissão organizadora é majoritariamente masculina. As mulheres, com excessão de duas (cinco agora com a rainha e princesas) tem algum papel de protagonismo, as outras mulheres são as esposas dos representantes de organização.
Esse é o papel que é dado as mulheres nessas festividades. A de figura decorativa. Seja vestida de "rainha" ou nos carros alegóricos.
A proposta de Nunes tenta dar um ar de "republicanismo" a uma monarquia já decadente. Retirando o esforço hercúleo do grupo RBS em fazer com que a escolha da Rainha da Festa da Uva seja um grande evento ele, na verdade, é bastante medíocre. Só participou da "festa" quem tinha alguma ligação com uma das candidatas e muitos, além de não pagar ingresso, receberam para estar lá presentes.
A escolha da "soberana" por voto direto não vai incluir mais a população na festa, vai aumentar, e muito, os custos para as candidatas a rainha.
Não seria o momento de pensar se realmente precisamos de Rainha e Princesas da Festa da Uva?
Quem sabe acabem com a festa. Transformem numa feira agroindustrial inominada, e esperem sentados algum visitante.
ResponderExcluirIsso sim é procurar chifre em cabeça de cavalo. Não contribui em nada.