Inflação fica abaixo do teto da meta em 2014

Apesar de todos as "previsões" de economistas divulgadas pela imprensa, os famosos urubólogos, a inflação oficial ficou abaixo do teto de 6,5%. O índice, medido pelo IPCA ficou em 6,41%.

Em 2013, a inflação oficial havia ficado em 5,91%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas no mês de dezembro, os produtos e serviços tiveram uma alta de preços média de 0,78%.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que a inflação de 2014, apesar de todos os desafios, ficou dentro da meta. “A inflação do IPCA em 2014 foi 6,41%, abaixo do máximo de 6,5%, o teto. Agora, em janeiro, realmente a inflação deve ser um pouco mais alta do que em alguns meses do ano passado. Em parte, porque janeiro e fevereiro são meses em que, todo ano, há mais reajustes, como de escola, IPTU, ônibus etc”.

Para os urubólogos sobrou errarem mais uma vez. Miriam Leitão a mais famosa "colunista de economia" do Brasil já coleciona 12 "erros" em sua previsão. Todos os anos ela afirma que o Brasil entrará em crise e a inflação está descontrolada.

Em julho desse ano chegou a afirmar que a Copa do Mundo iria atrapalhar a economia. O que se viu foi justamente o contrário. Quem apostou contra a Copa, perdeu. Quem apostou na volta da inflação, perdeu também.

Tirando alguns tucanos extremistas o caos nos preços não é visto por mais ninguém, com um bom grau de inteligência. Excetuando-se o setor do transporte público de passageiros. Com os preços das tarifas represados há dois anos, em alguns casos, e sem uma profunda mudança no modelo de negócios e concessões os novos valores das passagens de ônibus estão sendo bastante elevados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nepotismo em Santa Lúcia do Piaí

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Trabalho 10: Fecha um dos mais importantes programas sociais de Caxias do Sul