Sartori faz a legítima "gambiarra fiscal" com os empréstimos para pagar servidores e hospitais

Pense no seguinte negócio. O hospital vai até o Banrisul e pega um empréstimo no valor da dívida que o Estado deve para ele. Mas não será o hospital que irá pagar as parcelas e sim o governo do estado, e mais, a dívida só será quitada pelo próximo governador. Isso é a Gambiarra Fiscal" do Governo Sartori.

A mídia inventou um termo, as "pedaladas fiscais", que se referiam a "empréstimos" que o governo federal estaria fazendo, com os bancos públicos, para manter o pagamento dos programas sociais. No caso do governo federal há uma conta de compensação, ou seja, quando o valor depositado sobra, o banco paga juros para o governo, quando o contrário acontece é o governo que paga para o banco. Há anos são os bancos que pagam juros pro governo.

Bancos públicos financiar o caixa do governo é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Isso não aconteceu no governo federal, mas o TCU dise que sim.

Agora o que ele dirá com os empréstimos que o governo Sartori (PMDB) está fazendo no Banrisul para pagar as dívidas dos hospitais e o 13º salário dos servidores?

Ao todo os hospitais contratarão empréstimos no valor de R$ 300 milhões no Banrisul. O governo do estado irá pagar o valor em 36 parcelas com 1 ano de carência. A dívida acabará de ser paga apenas pelo próximo governador. Essa já é uma das heranças que Sartori deixará para seu sucessor. Isso não é pedalada?

Ao final de 2019 o valor que o governo terá pago será de mais do dobro do que o valor inicial. Além de pedalada é um péssimo negócio.

Em dezembro acontecerá a mesma coisa com os servidores públicos. Eles irão até o Banrisul e confirmarão um empréstimo como valor do 13º salário. Esse valor será pago pelo governo do estado durante 2016. Isso também é pedalada.

A pergunta que não quer calar é se o Tribunal de Contas usará o mesmo peso do TCU. Se usar Sartori deverá ser responsabilizado por improbidade administrativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nepotismo em Santa Lúcia do Piaí

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Trabalho 10: Fecha um dos mais importantes programas sociais de Caxias do Sul