Ecoponto: projeto inovador?

A Prefeitura de Caxias do Sul lançou um Projeto tido como inovador: o Ecoponto da Codeca.

Maravilhoso!

Você tem um sofá velho em casa? Tem um computador que não funciona? Um frigidaire? Um celular tijolão?

Não sabe onde colocar?

Simples!Contrate um frete para levar até a Codeca no "Ecoponto", lááááá na Rota do Sol ou vá você mesmo de carro até os Canfundós do Judas levar seu celular para o descarte correto, quando tem diversos pontos de coleta pelo centro da cidade.

E o nossa deputado estadual Alceu Barbosa Velho (PDT), defensor das queimadas que degradam o meio ambiente, lança em seu blog: Mais uma iniciativa da Prefeitura de Caxias para proteger o meio ambiente. Ahã.

Na verdade, o Ecoponto é o relançamento do CRR (Central de Recolhimento de Resíduos), lançado pela Codeca em 1998, ainda na Gestão do ex-prefeito Pepe Vargas.

Para que a ideia dê certo, é necessário um alto grau de conscientização da população, por isso, as campanhas "Bota-fora", promovidas no então Governo de Pepe ajudavam na conscientização. Nessas campanhas, que estavam atreladas ao CRR, a Codeca ia até o bairro recolher os móveis e eletrodomésticos descartados pela população, reunia com os moradores, entregava material educativo e ainda fazia palestras e teatro como formas lúdicas de convencimento.

Tudo bem, o Ecoponto não é uma iniciativa ruim, mas não é inovadora, requer muita conscientização da população e sozinha não faz milagre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS