Fim das gratuidades na mira do governo Alceu

Como alertavamos, no final do ano passado (leia aqui), o governo Alceu Barbosa Velho (PDT) vai tentar acabar com o passe livre para pessoas entre 60 e 65 anos. É o que afirmou o secretário de trânsito de Caxias do Sul, Zulmir Filho (PDT), ao jornal Folha de Caxias. Ele diz: “Iniciamos um estudo por que temos uma preocupação com o equilíbrio financeiro da empresa. Precisamos encontrar um meio termo que atenda a comunidade e que não inviabilize o negócio”.

Como o secretário está mais interessado nos lucros da Visate do que na população, segundo sua lógica, o mais correto é extinguir a gratuidade. Quanto a população que anda de ônibus? Azar! É impressionante como a lógica construída se contrapõem ao que é necessário fazer na realidade. Ao invés de incluir mais pessoas no uso do transporte coletivo, criam-se condições para que menos pessoas usem.

O projeto que instituiu a gratuidade para pessoas entre 60 e 65 anos foi um projeto de lei da vereadora Geni Peterri (PMDB), Mauro Pereira (PMDB) e Leonel Pinto (PT), que foi sancionado pelo prefeito Sartori (PMDB). Em 2011, no meio de uma ação do MP a prefeitura questionou a constitucionalidade da lei e ganhou a causa. Desde maio de 2012 há um decreto da prefeitura mantendo a gratuidade. Ela pode ser retirada por meio de um decreto sem precisar aprovação da Câmara de Vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mauro Pereira, fiel escudeiro de Eduardo Cunha na Câmara de Deputados

É um absurdo: Lasier Martins arranjou emprego para a namorada na Assembleia Legislativa

TV Caxias terá bens leiloados