sábado, 6 de setembro de 2014

Ciclofaixa da Perimetral Norte é desativada

Foto: Andréia Copini/Pref. Munic. Caxias do Sul
Uma ideia que já nasceu ruim, e felizmente não acabou em tragédia, tem seu fim nesse final de semana. A ciclofaixa que funcionava, domingo sim - domingo não (na melhor das hipóteses), na Perimetral Norte, será extinta.

A mudança partiu de uma avaliação técnica da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade que constatou que existia problemas de segurança, para os ciclistas, onde a ciclofaixa estava funcionando. Veículos já foram flagrados rodando na pista reservada aos ciclistas em dias de Ciclofaixa.

Há mais de dois anos, quando ela foi inaugurada, o Polenta News, já alertava que a ciclofaixa seria insegura (veja aqui) e em dois momentos relatamos carros (aqui) e até um ônibus (aqui) que invadiram o espaço dos ciclistas.

Nenhuma acidente mais grave aconteceu porque, na verdade, a ciclofaixa nunca funcionou. Só foi usada como jogada de marketing nas eleições municipais. Agora a prefeitura, talvez enjoada de ter que montar e desmontar uma estrutura toda resolveu fazer um remendo, que ficou pior que o soneto.

A nova ciclofaixa, se é que podemos chamar assim, está montada nos Pavilhões da Festa da Uva, um lugar onde as pessoas já andam de bicicleta. A prefeitura desenhou uma estradinha no chão e chamou isso de "ciclofaixa".

Segundo o secretário de esporte e lazer, Jô Arse, "Nós vamos estruturar esse espaço para que possamos oferecer mais condições e segurança, mas também mais lazer". Coincidentemente, ou não, a estradinha desenhada passa ao lado da Cancha Coberta, que é a cereja do bolo de Jô, que é, também, presidente da 25ª Região Tradicionalista.

Mas ainda não é momento de pegar sua bicicleta e conhecer a estradinha dos pavilhões. Por causa da Semana Farroupilha, que dura quase um mês, não haverá funcionamento da "ciclofaixa" até depois do 20 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com