terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sem discutir com ninguém Alceu muda o local da Feira do Livro

Sem nenhuma discussão, sem nenhuma consulta, no sopetão. Foi assim que o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) informou que a Feira do Livro de Caxias do Sul irá mudar de lugar. Ela saí da Praça Dante e vai para a Estação Férrea.

A ideia havia sido levantada pela secretária de cultura, Rubia Frizzo. A justificativa seria o maior espaço físico que da Estação Férrea, além de estacionamento. A secretária, porém, achava que a mudança traria polêmica e afirmou, em reportagem ao jornal Pioneiro no final de semana que deve existir uma discussão saudável sobre o assunto e completou: "Agora é necessário afinar a ideia com os livreiros".

Mas não haverá afinação. Na manhã de ontem (05) o prefeito Alceu foi taxativo: "Está certo (que vai mudar), não tem mais volta. Disse para a secretária meter bala". O tom de sua fala foi muito semelhante ao usado, quando ainda era vice prefeito, para a construção da cancha de rodeios na Festa da Uva. Na época ele disse "ou sai a cancha ou saio eu".

A medida, que atinge diretamente os livreiros, os pegou de surpresa. Cristiano Bartz Gomes, presidente da Associação, diz que a entidade não concorda com mudança e já havia manifestado contrariedade quando foi sondada pela Secretaria Municipal de Cultura. Ele considera a decisão precipitada, já que não houve discussão formal com os livreiros.

Cristiano é contra a mudança de endereço da feira. "Vamos procurar o prefeito. Vamos rediscutir essa ideia, porque, enfim, foi uma decisão unilateral, não fomos consultados, não fomos chamados para o debate. O prefeito nos surpreende fazendo essa declaração nessa época do ano (período de férias), sem ter conversado com os livreiros". 

Cristiano pode estar surpreso, mas nós não. Demorou um pouco para aparecer o lado autoritário do prefeito, mas ele está sempre presente. Alceu Barbosa Velho nunca foi muito de debate ele adora que tudo saia do jeito que ele quer e azar de quem não gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com